28 junho, 2013

Remador cristão atravessará mais de 500 km para lançar livro na FLIP 2013

Orli Rodrigues remará por 12 dias, em um barco de madeira

Remador cristão atravessará mais de 500 km para lançar livro na FLIP 2013
A Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) receberá uma visita inusitada este ano. Experiente em travessias por mares, baías, rios e lagoas, Orli Rodrigues, 47 anos, planeja chegar a Paraty para a abertura do evento a bordo do seu “Belo Horizonte”, um barco a remo com menos de 6 metros de comprimento. Com partida da Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, às 8h do dia 28 de junho, ele vai aportar na prainha da Praça da Bandeira, próximo ao cais das embarcações de turismo.

Entre os desafios da travessia estão cruzar a ponte Rio-Niterói, transpor a correnteza na saída da Baía da Guanabara, passando pelo Pão de Açúcar, alcançar águas oceânicas, enfrentar as ondas do mar, pernoitar ao lado do Forte de Copacabana, seguir até o Recreio e arrastar o barco pela areia para rever os amigos de outras travessias. A mesma expectativa para as passagens por Guaratiba, Mangaratiba e Angra dos Reis.

Diário de bordo

Esta será a terceira vez que Orli fará a travessia entre São Gonçalo e Paraty. Porém, uma novidade é o lançamento do livro “Dos remos faço asas", que conta, de forma inusitada e lúdica, as aventuras vivenciadas nas expedições oceânicas a Cabo Frio (8 dias), Paraty (14 dias) e Ilhabella (27 dias). A obra, que contém descrições poéticas e reflexões sobre solitude da vida, com registros fotográficos, será exposta no próprio barco, durante a Flip, na prainha da Praça da Bandeira.

O remador também participará de mesas de debates no circuito Off Flip.

Fé e Obras
Orli tem como inspiração um homem que, aos 88 anos, continua tendo atitudes de amor ao próximo através de instituições de amparo a idosos e crianças. Trata-se do Reverendo Izaias de Sousa Maciel, presidente da Associação Amor e Vida, que o incentiva a cuidar bem da fé e manter acesa a chama do cuidado humano aos menos favorecidos.

O homenageado

Em cada expedição há um homenageado. Nesta travessia será para o Sacerdote da Educação, Fernando Costa, presidente da UNIESP. Homem audacioso que está determinado a levar formação superior e um futuro melhor a uma faixa da população antes se possibilidade de acesso ou chance para vencer. Com estratégias heterodoxas e inovadoras já estabeleceu bem mais de 100 unidades de sua instituição educacional em solo brasileiro.

Singrando ondas bravias e fortes ventos em oposição, este homem é referencial de solidariedade e conquista de ideais, colecionando êxitos e se firmando com vitórias.

Outros projetos
O remador levará ainda como bandeira o projeto “Orlas da Guanabara”, um manifesto que visa à preservação da história dos ícones no entorno da Baía da Guanabara.

Cronograma:


Partida (28/06) – Praia das Pedrinhas (São Gonçalo)

Parada 1 (28/06) – Copacabana/ Parada 2 (29/06) – Recreio/ Parada 3 (29/06) – Barra de Guaratiba/ Parada 4 (30/06) – Mangaratiba/ Parada 5 (01/06) – Angra dos Reis

Chegada (02/07) – Paraty

Exposição (03 a 07/07)

Retorno (08/07)

Chegada (14/07) – Praia das Pedrinhas (São Gonçalo)


Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário