18 setembro, 2013

Telexfree: Deputado evangélico defende a regulamentação do marketing multinível

Um projeto de lei tramita da CJJ e deve discutir o que diferencia a atividade da chamada "pirâmide financeira"
O deputado Silas Câmara (PSD-AM) apresentou um projeto para regulamentar a profissão de marketing de multinível no Brasil. Se o texto for votado e aprovado empresas como Telexfree poderão funcionar livremente no país.
Câmara, pastor da Assembleia de Deus, diz que o multinível não deve ser confundido com o esquema de “pirâmide financeira” e para isso é necessário regulamentar a profissão. O parlamentar lembra que há cerca de 1,5 milhão de pessoas que trabalhem com empresas de multinível e que eles precisam ser amparados pela lei.
“Somente no Estado do Amazonas, são 60 mil operadores de marketing multinível e no Estado do Acre – onde a empresa Telexfree foi denunciada pelo Ministério Público e a atividade suspensa – eles chegam a 100 mil. Portando, essa atividade que tem crescido no Brasil, tem leis desencontradas em termos de proteção àqueles que têm o seu ganho de vida principal e em relação àqueles que de uma forma ou de outra são consumidores dos produtos e serviços oferecidos por esses operadores”, disse.
A diferença entre as duas práticas seria a divisão de lucros, no multinível todos os envolvidos ganham com a venda do produto e no sistema pirâmide apenas a parte de cima da cadeia se vale do lucro e os demais são lesados ou recebem bem pouco.
“Como diz o Ministério Público, o dinheiro circula somente dentro dela, enquanto no marketing multinível todo mundo trabalha em rede”, defendeu Câmara.
O projeto de lei apresentado está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e tem o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) como relator.

Dinheiro fácil vem do inferno

Quando a justiça do Acre bloqueou as atividades da Telexfree a Igreja Universal do Reino de Deus veio a público dizer que não indica este tipo de trabalho aos seus fiéis, pois “dinheiro fácil vem do inferno”.
A igreja foi muito criticada pelos divulgadores da empresa, mas ganhou o respeito de quem acredita que o trabalho não tem parâmetros legais.
Mas a Telexfree não é a única empresa do ramo, há muitas marcas que oferecem o estilo de marketing multinível oferecendo grandes retornos financeiros para poucos períodos de trabalho, o que atrai milhares de pessoas.
Silas Câmara está envolvido com os trabalhadores e pretende usar todos os meios para regulamentar a profissão. Em outubro ele se reunirá com mais de 3 mil operadores de marketing de multinível em Manaus para discutir os rumos da atividade.

0 comentários:

Postar um comentário