20 março, 2014

A BANDA CALYPSO E SUA ENTRADA NO MUNDO GOSPEL: EU ME RENDO OU EU ME VENDO?

Uma reflexão sobre a entrada da Banda Calypso no mundo Gospel Pr. Robson T. Fernandes

Não é de hoje que Joelma, da Banda Calypso, faz declarações sobre a Bíblia e Jesus. Na internet, vários sites afirmam que “a loira é frequentadora da igreja Assembleia de Deus desde criança. A leitura de um trecho da Bíblia todos os dias e a meditação sobre ele faz parte de sua rotina pessoal diária”[1].

No dia 08 de junho de 2013, em um show em Recife, afirmou que após o cumprimento dos contratos a Banda será desfeita e ela se dedicará a música gospel. Na verdade, “‘já me considero uma cantora gospel há oito anos’, diz Joelma”[2].

“Joelma chegou a dizer em uma entrevista que o casamento gay é “errado” e afirmou que é possível deixar a homossexualidade, comprando pessoas que desejam deixar o homossexualismo com dependentes químicos que querem deixar de usar drogas”[3]. Por causa dessa declaração, a banda teve alguns convites para programas de TV cancelados e o projeto do filme que contava a história da banda desfeito.

Bem, não podemos julgar a intenção do coração, mas precisamos analisar à luz da Sagrada Escritura as ações. Portanto, para crermos que a intenção é verdadeira as ações práticas devem ser bíblicas de fato.

O primeiro problema na questão diz respeito ao próprio nome da banda: Calypso. 

Calypso é um termo grego (Καλυψώ) que se refere na mitologia à uma ninfa do mar, filha dos titãs Oceano e Tétis. Ela vivia em uma gruta cuja entrada era cercada por um bosque sagrado, na ilha de Ogígia. A ninfa acolheu o náufrago Ulisses, prendendo-o na ilha por sete anos, mas perde-o quando este partiu em busca de sua terra e de sua verdadeira família. A sua estória mitológica é contada na Odisséia de Homero.

Dessa forma, o nome da banda homenageia uma divindade pagã, em uma estória pagã e com conteúdo pagão. Então, surge a primeira pergunta: Como alguém que diz ter sido criada numa igreja e que faz da leitura bíblica diária uma rotina cria um grupo para homenagear o paganismo?

O segundo problema nessa questão diz respeito ao histórico da “irmã” Joelma. 

Como alguém que diz ter uma “proximidade com Deus”[4] e ter experimentado “muitos milagres”[5] se porta de forma tão vulgar e indecente na maneira como se veste e dança?

O terceiro problema nessa questão diz respeito às associações feitas pela “irmã” Joelma. 

A “irmã” Joelma tem, gradativamente, dado às mãos ao Grupo Voz da Verdade. Este grupo nega a doutrina bíblica da Trindade e é um dos representantes da Seita conhecida como Igreja Local de Witness Lee.

Esta seita ensina que: 1) Adão, Satanás e Deus habitam dentro do homem hoje; 2) Jesus é apenas uma manifestação do Pai, e ambos são a mesma pessoa; 3) O batismo nas águas perdoa pecados.

 Agora, a Joelma (Banda Calypso) fez show gospel com o Grupo Voz da verdade[6]. Por outro lado, a orientação bíblica é que não nos associemos “com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (1Co 5:11).


O quarto problema diz respeito à popularidade e controvérsias da “irmã” Joelma. 

 A “irmã” Joelma fez algumas declarações sobre os homossexuais, e isto lhe custou o cancelamento de algumas agendas e do filme sobre a Banda Calypso, que capitalizaria cerca de R$ 10,7 milhões. Isso lhe custou, ainda, alguns prejuízos e perda de alguns fãs.

Por outro lado, aqueles que buscam a Sagrada escritura de forma fiel e comprometida também não apoiam as atitudes e comportamento da cantora, devido as suas danças, sensualidade e incentivo à promiscuidade, lascívia, pornografia, impureza e estímulo à bebedice, já que as suas músicas são muito bem contextualizadas ao ambiente de mesa de bar. Tudo isso é visto como obras da carne (Gl 5).

Então, se por um lado Joelma e a Banda Calypso têm a reprovação daquele que busca a Deus em espírito e em verdade (Jo 4:24) também tem conquistado a antipatia do movimento homossexual e daqueles que prestam apoio à esse movimento.

É bem verdade que aquele que desejar viver piedosamente sofrerá perseguição (2Tm 3:12), mas a perseguição deve ser vista como a rejeição do mundo contra aqueles que servem a Deus de forma digna e honrada, de forma coerente e fiel à Sagrada Escritura. Hoje em dia todo mundo quer falar alguma coisa sobre Jesus, especialmente porque está na moda ser evangélico. Mas, a questão não é estar na moda e sim estar no centro da vontade de Deus segundo a Sagrada Escritura, a questão não é ser popular e sim ser santo.

Isso é no que dar coxear entre dois caminhos!

Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. (1Rs 18:21)

Então, por enquanto, o único apoio que a Joelma tem mesmo é daqueles que não estão nem aí para nada. Daqueles que não estão nem aí para a vida e nem para a Bíblia Sagrada.

O quinto problema diz respeito ao mundo gospel.

O mundo gospel tem realizado a comercialização do evangelho e não possui nenhuma relação com o real crescimento do evangelho de Cristo. O que temos presenciado é, nada mais nada menos, que uma oportunidade de se fazer dinheiro depois de realizar um apurado estudo de mercado às custas do povo que diz seguir Jesus Cristo.

E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme (2Pe 2:2,3)

E um desses exemplos bem nítidos é o chamado Festival Promessas, que faz com que algumas pessoas “vibrem” com a promoção feita pela Globo, em que cantores gospel se submetem ao sistema de marketing para terem retorno para seus bolsos em troca de associação (sociedade) com um sistema iníquo, e para piorar a situação fazem tudo isso conscientemente.

DISCIPULADO! 

Talvez você esteja pensando que o nome da banda não representa nenhum problema porque ela vai sair de lá e o histórico da "irmã" Joelma também não é problema porque Jesus apaga o passado.

Bem, é verdade que Cristo apaga o passado! Mas, o passado só é apagado de quem nasceu de novo, e quem nasceu de novo anda diferente, exatamente porque "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5:17) e porque "pelos seus frutos os conhecereis" (Mt 7:20). Então, dizer que foi convertido e continuar com a mesma forma de viver é contraditório.

O verdadeiro seguidor de Jesus deseja parecer com o Mestre. Essa é a marca de um verdadeiro discípulo (Mt 10:24,25; Lc 6:40). O discípulo de Cristo não está interessado nos benefícios que o Mestre lhe proporciona, mas em imitá-Lo. Por isso que os verdadeiros discípulos de Cristo queriam aprender com o Mestre e Judas Iscariotes queria o dinheiro às custas do Mestre. Os verdadeiros discípulos queriam parecer com Jesus enquanto que Judas Iscariotes parecia com o diabo.

É aqui que reside o problema principal dessa questão.

Aquele que é trazido ao Filho pelo Pai (Jo 6:44) e convencido de fato pelo Espírito Santo (Jo 16:8), em primeiro lugar, tem um profundo sentimento de arrependimento. Esta pessoa, inicialmente, não tem que fazer shows, pregar, gravar cd, dar testemunho e nem exercer nenhuma função, dentro ou fora da igreja. Essa pessoa tem que ser discipulada, ela precisa ser ensinada a parecer com Jesus.

É exatamente dessa forma que o apóstolo Paulo orienta Timóteo. Primeiro, porque o novo convertido precisa aprender, crescer, se fortalecer e alicerçar suas convicções. Segundo, porque isso evita que ele fique orgulhoso, achando que é melhor que os outros porque cresceu e se destacou rapidamente. Quando há a negligência desses dois pontos o convertido fica fragilizado e susceptível à cair na armadilha do diabo (1Tm 3:6).

Esse tem sido um problema recorrente na igreja: Alguém famoso diz ser convertido e de cara já é usado como fonte de atração e lucro, já começa a pregar, a cantar e a dar testemunho. Ainda, muitos outros nem sequer são convertidos, mas usam o redil evangélico da mesma forma que um político utiliza pessoas em um curral eleitoral.  Com isso, as ovelhas são levadas pela emoção e pala falta de instrução sólida e os bodes no meio das ovelhas têm total liberdade de agir e impor seus costumes em nosso meio.

Devemos lembrar que Moisés, depois que saiu do Egito, passou 40 anos sendo treinado pelo SENHOR no deserto em Midiã, para só depois começar a ser usado. O profeta Samuel foi chamado por Deus quando ainda era uma criança, mas aguardou longos anos sendo treinado para só depois começar a ser usado. Davi, depois que foi ungido a primeira vez por Samuel teve que aguardar longos anos de treinamento até assumir o trono. O apóstolo Paulo, depois que teve um encontro com Cristo, aguardou 14 anos sendo ensinado, para só depois começar a ser usado.

Por tudo isso, pense bem nisso, “irmã” Joelma!

0 comentários:

Postar um comentário