Revolta de cristãos na internet fez Bíblia de campanha ser retirada das prateleiras
A editora cristã LifeWay decidiu suspender a venda de Bíblias com
capa cor-de-rosa que foram usadas em uma campanha para prevenção do
câncer de mama. Para cada Bíblia vendida, um dólar seria doado para a
Fundação Susan G. Komen.
O problema é que, além de fazer campanhas de prevenção ao câncer, ela
repassava dinheiro à Planned Parenthood, organização que defende o
aborto como forma aceitável de controle de natalidade. Só no ano passado
a Fundação Komen doou mais de meio milhão de dólares para
aborcionistas, de acordo com o site Blaze.
O presidente da Lifeway, Thom Rainer, explicou que eles souberam
tarde demais que isso foi um erro. “Quando descobrimos que algumas das
afiliadas da Komen repassavam fundos para o Planned Parenthood,
começamos um árduo processo para retirar esta Bíblia do mercado”.
A LifeWay garante que quando fez a parceria com a Fundação Komen,
tiveram a promessa que o dinheiro seria usado para programas que
alertavam para os perigos do câncer de mama e estimulavam sua prevenção.
Ao receberem denúncias de que as coisas não estavam funcionando
assim, decidiram dar um fim às vendas. “Não está de acordo com os
valores centrais da LifeWay ter uma ligação com aborcionistas, mesmo que
de maneira indireta”, explicou Rainer.
A editora diz que tomou conhecimento do ocorrido depois de ver a
revolta de muitos cristãos que tratavam do assunto em blogs e também
receberam inúmeros e-mails e telefonemas de evangélicos preocupados.
A Fundação Komen emitiu uma declaração dizendo estar muito triste em
saber que a LifeWay decidiu acabar com a venda das Bíblias, pois
“prometeu dar US$ 25.000 à campanha da Susan G. Komen para combater o
câncer com a Bíblia que trazia o slogan ‘Aqui está a esperança! Bíblia
Luta pela prevenção do câncer’. Tínhamos esperança mútua que esta Bíblia
teria um significado especial para as mulheres e suas famílias durante o
tratamento e recuperação das vítimas do câncer de mama”.
As Bíblias cor-de-rosa estavam nas prateleiras de grandes varejistas e
foi lançada em outubro, durante uma campanha especial no Mês de
prevenção do Câncer. Disponibilizar essas Bíblias em supermercados era
parte da estratégia, pra que elas pudessem “chegar a pessoas que
provavelmente não iriam frequentar livrarias cristãs”.
A LifeWay não sabe precisar quantas Bíblias já foram vendidas, nem
quanto foram obrigados a repassar para a Fundação Komen. Por contrato, a
edição especial carrega na capa um adesivo explicando que para cada
Bíblia vendida reverte um dólar para a Komen.
O site Lifenews.com, por exemplo, defende que “Se você quer dar
esperança a uma pessoa com câncer de mama, compre uma Bíblia e um livro
com testemunhos inspiradores, mas não compre essa versão de capa
cor-de-rosa. O texto pode ser o mesmo, mas o destino do dinheiro não é”.
Traduzido e adaptado por Gospel Prime de Charisma News e Christian Post
16 dezembro, 2011
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