19 dezembro, 2012

Manuscritos do Mar Morto podem ser consultados pela internet

Uma técnica especial foi usada para poder preservar este achado tão importante da arqueologia

A Autoridade de Antiguidades israelense anunciou nesta terça-feira (18) que milhares de manuscritos do Mar Morto foram fotografados e que agora podem ser consultados pela internet.
Os documentos são de extrema importância para o cristianismo e judaísmo, entre os textos que fazem parte desta coleção estão os Dez Mandamentos, o capítulo 1 do livro de Gênesis, o livro de Salmos e o livro de Isaías.
Datados com mais de dois mil anos, os achados também mostram textos não reconhecidos pela Igreja Católica, os chamados livros apócrifos.
Para poder colocar este rico material na internet foi preciso usar técnicas modernas de tratamento de imagem que foram desenvolvidas pela Nasa. Com esta técnica é possível arquivar e tirar do anonimato o conjunto de milhares de fragmentos de manuscritos.
De outra forma o acervo seria destruído, pois por serem frágeis seria impossível tornar público estes documentos.
Através dessas fotografias é possível analisar melhor os documentos que trazem histórias do terceiro ao primeiro século de nossa era.
Os manuscritos do Mar Morto são considerados uma das mais importantes descobertas arqueológicas. O achado aconteceu durante o século 20 quando, por acaso, um pastor de ovelhas passou por uma gruta perto do Mar Morto na região da Cisjordânia.
Entre os textos encontramos um que se destaca por ter sido escrito no século III antes de Cristo, se tornando o mais antigo entre os manuscritos. Já o mais atual foi datado no ano 70 quando o segundo Templo judeu foi destruído. As informações são do G1.
O site com os manuscritos pode ser conferido aqui.