21 dezembro, 2012

Quanto ganha um cantor de música gospel?


Gospel Channel Brasil - Viver de música não é fácil se não tiver, digamos, alcançado a fama. Os maiores nomes da música gospel não são diferentes dos da música secular. Essa semana recebemos uma dica de reportagem para falarmos um pouco do faturamento dos cantores por Cd vendido, mas a questão é muito ampla e leva a outros assuntos mais fortes.

Na música secular os cantores ganham uma porcentagem pela venda de seus trabalhos e faturam muito mais com shows. Aos 22 anos de idade o cantor sertanejo Gustavo Lima ganha 8 milhões de reais por mês com suas apresentações ao vivo. Luan Santana cerca de 500 mil reais a cada show. Na música gospel não é muito diferente, mas temos aquele velha polêmica das "estrelinhas de Jesus"! 

Uma das cantoras que levantam polêmica é Célia Sakamoto, realmente o Gospel Channel não tem costume de falar dela, mas é um bom motivo que hoje vamos revelar. Há dois anos, mais ou menos, um membro da igreja Assembleia de Deus da cidade de Pederneiras, interior paulista, onde fica a sede o G.C, entrou em contato com a assessoria da cantora (creio que foi o esposo dela quem atendeu o telefone) para agendar a cantora por apenas um dia. Pois bem, esse dia custava 2.000 reais. Não sei se deu para vocês entenderem, foram cobrados 2.000 reais para menos de 2 horas de culto. Há outros detalhes mas é melhor não revelarmos pois só isso vai dar o que falar. Na mesma semana entraram em contato com a cantora Lauriete que fez uma coisa sensacional, que também não vamos falar, mas foi muito mais coerente com a situação, afinal era um culto não um show!

Tem que haver uma diferença entre apresentações em Show e na igreja. Os cantores da música gospel ganham muito dinheiro a cada show, é só acessarem o site das prefeituras do Brasil à fora que vocês vão achar o registro de pagamento de cada um deles. 

Sou a favor sim de que os cantores devem cobrar caro para shows, afinal eles tem uma mega equipe para ser paga. Agora para cultos a coisa muda. Tem cantores cobram caro demais para cantor 2 ou 4 músicas pegar o dinheiro e cair fora.

A maioria das gravadoras guarda em segredo as condições estabelecidas nos contratos. Ninguém sabe ao certo quanto cada cantor ganha por CD. Alguns dizem que é 50% do lucro, outros falam em 30% mais sálario fixo. Uma coisa é certa, os maiores nomes da música gospel não ganham pouco. Exemplo:

50%: Se um CD é vendido por 18,00, o cantor ganha 9,00 por cada cópia
30%: Se um CD é vendido por 18,00, o cantor ganha 5,40 por cada cópia

Peguemos agora o CD "Diamante" da cantora Damares somente para exemplificar:

Foram 400.000 cópias vendidas então teremos:

50%: 400.000 cópias vendidas a 18 reais cada. 
Gravadora = 3.600.000
Damares = 3.600.000

30%: 400.000 cópias vendias a 18 reais
Gravadora = 5.040.0000
Damares = 2.160.000

Esses são apenas exemplos, mas dá para perceber o quanto as cantoras mais conhecidas da música gospel estão ganhando bem a cada CD, fora os Shows e brindes como Bolsas, camisas etc. Lembrando mais uma vez que esses dados não são oficiai, nenhuma gravadora teve coragem de divulfar os valos oficias.

Agora dá para se ter uma idéia do motivo pelo qual muitos cantores do meio secular querem cantar gospel.