18 janeiro, 2013

Entidade gay pede passaporte diplomático inspirada em líderes evangélicos

Uma reportagem do Terra afirma que o presidente a ABGLT pediu o passaporte especial para 14 integrantes da associação

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) resolveu entrar em contato com Itamaraty nesta quinta-feira (17) para pedir que seus representantes também recebam o passaporte diplomático.
O pedido foi feito depois que a entrega do documento especial a pastores evangélicos causou polêmica nas redes sociais. Ao apresentar motivos para também poder usufruir do passaporte especial o presidente da ABGLT, Toni Reis, alega que a associação “também atua internacionalmente, tendo status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU, além de atuar em parceria com diversos órgãos do governo federal”.
O Itamaraty afirma que a concessão dos passaportes diplomáticos aos pastores evangélicos está dentro da lei, já que esses líderes religiosos possuem atividades no exterior. Os líderes que tiveram o documento emitido em 2013 foram: Valdemiro Santiago, R. R. Soares, Samuel Ferreira e suas respectivas esposas.
Quem tiver o interesse de obter tal documento, que dá alguns benefícios como fila especial nos aeroportos e regras diferenciadas para visto de entrada em alguns países, precisa enviar ao Itamaraty uma “solicitação formal e fundamentada”.
Toni Reis solicitou o documento para 14 integrantes da ABGLT dizendo que é “para que possam realizar um trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) nos 75 países onde ser LGBT é crime e nos sete países onde existe pena da morte para as pessoas LGBT”, segundo reportagem do Terra.