08 janeiro, 2013

Igreja acha “moralmente inaceitável” mudar Constituição da Venezuela

O presidente reeleito deve assumir o cargo na quinta-feira, mas Hugo Chavez está internado em Cuba e não poderá comparecer

A posse de Hugo Chavez prevista para a próxima quinta-feira (10) tem deixado a Igreja Católica bastante preocupada, já que o presidente reeleito está internado em Cuba se tratando de um câncer.
Como não poderá cumprir com o que está previsto na Constituição, há um projeto que visa alterar o texto que pede a posse do presidente para o dia 10 de janeiro para que Chavez possa assumir o governo de seu país quando estiver melhor.
A proposta de alterar a Constituição não tem apoio da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), tanto que nesta segunda-feira (7) o monsenhor Diego Padrón se pronunciou dizendo que a proposta é “moralmente inaceitável”.
“Está em jogo o bem comum do país e a defesa da ética. Alterar a Constituição para atingir um objetivo político é moralmente inaceitável”, disse ele que é presidente da CEB.
Mesmo sabendo que a Igreja não pode intervir na interpretação da Constituição, o líder católico da Venezuela se mostrou preocupado com o que pode acontecer caso Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) resolva aceitar o pedido de tirar a data específica para a posse do presidente.
“Prescindir da Constituição é prescindir também da instituição, e se cai na disputa por fatias de poder, na violência e na anarquia e ingovernabilidade”, afirmou o líder religioso. As informações são do G1.