02 janeiro, 2013

Mais cristãos são presos no Irã no final de 2012


Durante o mês de dezembro, dezenas de cristãos foram detidos no país
Dois cristãos da Igreja de denominação Irã, Behzad Taalipasand e Mohammadreza (Johann) Omidi, foram detidos na noite de Ano Novo na cidade de Rasht.

As prisões são a mais recente ofensiva a igrejas domésticas por parte do governo iraniano. Em um ritual anual ironicamente referido pelos cristãos locais como um "presente de Natal", o regime iraniano, geralmente intensifica sua campanha de repressão durante a época de Natal. 

Em 2010, 70 cristãos foram presos durante este período, enquanto em 2011, as autoridades da cidade de Ahwaz detiveram toda uma congregação, incluindo as crianças que estavam na Escola Dominical.
Neste ano, em 25 de dezembro, o pastor Yousef Nadarkhani, da Igreja do Irã, absolvido da acusação de apostasia em setembro, foi preso novamente em Rasht, por instigação das autoridades prisionais para servir os restantes 45 dias de uma pena de três anos por evangelizar muçulmanos.

Em 27 de dezembro, em torno de 50 cristãos foram presos em uma casa residencial em Teerã, onde eles se reuniram para celebrar o Natal. De acordo com informações recebidas pela agência de notícias iraniana Mohabat News, a maioria foi solta depois de ser interrogada e entregar telefones celulares e senhas para e-mails e sites de redes sociais.

No entanto, o reverendo Vruir Avanessian, de 60 anos, foi detido na prisão de Evin, apesar de sofrer problemas de saúde graves. O reverendo já foi escoltado por guardas para uma clínica especializada para tratamento de diálise obrigatório, onde ele foi brevemente visitado por sua esposa, antes de voltar para a prisão. 

Também em dezembro, surgiram notícias da prisão sem acusação desde setembro do Saeed Reverendo Abedini, cidadão com dupla nacionalidade iraniana e americana, que foi detido ao visitar seus pais. Segundo os relatórios do reverendo foi dado várias datas para uma audiência judicial, o que tem sido repetidamente adiadas.

Mervyn Thomas, diretor executivo da Christian Solidarity Worldwide (CSW), disse: "A campanha anual do governo iraniano de prisão e perseguição durante um feriado religioso significativo é totalmente inaceitável. Como signatária do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP), o Irã é obrigado a defender a liberdade de religião ou crença para todos os seus cidadãos, e isso deve incluir o direito de observar dias de adoração e manifestar sua crença na comunhão com os outros.

"Além disso, embora seja bom que o reverendo Avanessian esteja recebendo o tratamento médico necessário, CSW condena sua prisão e falta de vontade de continuar questão do Irã ou da incapacidade de proporcionar atenção médica adequada para pastor Benham Irani, cuja saúde continua a deteriorar-se na prisão".

"É vital que o governo iraniano termine o assédio às minorias religiosas dentro de suas fronteiras, respeite o seu direito à liberdade religiosa, e libere imediatamente e incondicionalmente todos os que foram presos por causa de sua fé."


Fonte: Christian Today