20 maio, 2013

Governo nigeriano convoca exército para combater Boko Haram

Nos últimos anos centenas de cristãos foram mortos, na última semana um dos principais líderes cristãos do país também morreu

O presidente nigeriano Goodluck Jonathan declarou estado de emergência em três estados do Norte do país: Borno, Yobe e Adamawa. A medida foi tomada diante dos ataques cada vez mais constantes do grupo extremista Boko Haram que já mataram centenas de cristãos.
O Exército da Nigéria foi enviado para estas localizadades para combater os radicais islâmicos que tentam instaurar a sharia naquela religião e assim criar um Estado separado.
Na capital de Borno foi decretado um toque de recolher de 24 horas desde a última quinta-feira (16). O estado é considerado como o reduto de Boko Haram e, por isso, as forças armadas devem concentrar seus ataques nesta região.
Só no sábado (18) mais de 10 “supostos terroristas” foram mortos no embate e outras 65 pessoas foram presas. Para tentar conter os insurgentes, o governo está oferecendo anistia aos que se renderem.
No dia que o presidente Jonathan tomou providências para combater o grupo terrorista, o pastor Shepherp Faye Pama, secretário da Associação Cristã na Nigéria, foi morto em um ataque brutal. Uma fonte revelou aos jornais que os terroristas estavam armados e invadiram a casa do pastor pulando o muro. Em seguida eles começaram a atirar contra o religioso, um dos mais importantes líderes cristãos do país.

0 comentários:

Postar um comentário