28 setembro, 2013

Presidente do Irã convida Israel para aderir a não proliferação nuclear

Israel nunca desmentiu nem confirmou que possui armas nucleares
Em seu pronunciamento durante a Assembleia Geral da ONU nesta quinta-feira (26), o presidente do Irã Hassan Rohani disse que a “prioridade principal de seu governo” é o desarmamento nuclear e convidou Israel a assinar o tratado de não-proliferação nuclear.
A posição de Rohani é bem diferente da de seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad, que não aceitava os acordos internacionais para cessar os testes de armas nucleares.
Rohani afirma que em sua opinião “nenhuma nação deve ter armas nucleares” e que “enquanto houver armas nucleares, o risco de seu uso, ameaça de uso e proliferação persistem”. A saída apresentada pelo presidente iraniano é eliminar todo arsenal nuclear, algo que Israel nunca confirmou nem desmentir possuir.
“Israel, o único país não signatário do Tratado de Não Proliferação, deve se somar a ele sem mais demora”, intimou Rohani.
No mesmo dia o presidente iraniano aceitou enviar seu secretário para uma reunião entre seu país e as potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) para discutir sobre a questão nuclear.
Sobre seus próprios programas nucleares, Rohani deixou claro que seu país não representa “nenhuma ameaça” para o mundo. Desde que assumiu o Irã, o presidente tem tentado uma aproximação diplomática entre os países do Ocidente e tenta provar aos Estados Unidos que seu programa nuclear não tem intenções militares.

0 comentários:

Postar um comentário