01 novembro, 2013

Animação infantil quer ensinar teologia bíblica para crianças

Criador de Os Vegetais divulga nova série animada Phil Vischer ficou conhecido como o criador de Os Vegetais, que é bastante popular no meio cristão. Este ano ele lançou um projeto novo. “What´s in the Bible?” [O que a Bíblia Ensina?] é uma nova série de DVDs que desejam oferecer teologia bíblica centralizada no evangelho de maneira didática e divertida.
O repórter Buck Denver é o personagem que lidera um grupo de marionetes responsáveis por abranger relatos do Antigo e do Novo Testamento. Vischer garante que o material é totalmente pensado de uma forma que as crianças possam entender melhor as histórias da Bíblia.
Entre 1993 e 2003, ele produziu a série Os Vegetais [VeggiTales no original]. O estúdio responsável pela animação, o Big Idea, foi vendido e desde então ele vem trabalhando em outros projetos.
Vischer argumenta que os filhos de cristãos têm poucas opções, ou leem Bíblias para crianças ou assistem desenhos e animações com histórias e músicas sobre a Bíblia. Ele reconhece que ambas têm valor, mas também sérias limitações.
Para ele, a maioria mostra no máximo 10% da narrativa bíblica, quase sempre com histórias que não abordam diretamente conceitos como pecado, juízo divino, propiciação, expiação e santificação. Ele reconhece que esses são temas difíceis de desenhar. Quase sempre o foco são os valores positivos que aquela história ensina. Mas nem sempre se apresenta o evangelho bíblico.
Sendo assim, as crianças recebem uma versão do evangelho um tanto truncada. Aprendem a ser boas, leais, cuidar dos outros, fazer orações e sabem que há um Deus. Vischer acredita que ensinar a uma criança o conceito de “bondade” não é o mesmo que mostrar quem é Jesus.
Em uma entrevista recente, o desenhista afirmou que a recente expansão da televisão infantil com o surgimento de canais 24 horas, como Disney, Cartoon Network e Nickelodeon oferecem alternativas para a diversão das crianças. Contudo, a religião é quase sempre ignorada pelos desenhos. Os personagens não falam sobre Deus e, muitas vezes, interagem com seres sobrenaturais, como bruxas, fantasmas, diabinhos e monstrinhos. O que pode fazê-las pensar que eles são coisas boas e não algo das trevas.
Vischer diz que pensou nessa nova série para explicar “quem é Deus e o que Ele fez por nós”. Foi trabalhoso adaptar as leis estranhas de Levítico e quando os israelitas tinham de matar seus inimigos a mando de Deus. Dificilmente esses assuntos são abordados na escola dominical, mas são igualmente parte da Bíblia.
“Para ser honesto, acho que às vezes subestimamos o quanto as crianças são capazes de aprender… Elas são muito mais espertas do que muitos pais e pastores gostam de reconhecer”, afirma. Ele aparece no início de cada episódio servindo como um apresentador e por vezes tentando interagir com as crianças que estão assistindo.
“What´s in the Bible?” ainda não está disponível em português, contudo seu criador acredita que ela pode alcançar o mesmo sucesso de Os Vegetais. No site whatsinthebible.com as crianças podem ver material extra e preencher atividades interativas, além de oferecer material complementar para os professores.
Até o momento a série possui 12 DVDs (cada um tem dois episódios de 25 minutos). O material abrange desde Gênesis até as cartas de Paulo. O 13º e último, que aborda o Livro de Apocalipse, ainda está sendo filmado. Um total de 65 músicas foram compostas para ajudar a contar as histórias. Mas Vischer conta que já está planejando continuar a série, contando da mesma maneira histórias sobre a “História da Igreja” e “A Ciência e a Bíblia.” Com informações de Cristianos.
Assista:

0 comentários:

Postar um comentário