27 novembro, 2013

Museu da Bíblia: há 10 anos promovendo a cultura bíblica

A data será celebrada no dia 12 de dezembro, com apresentação musical, exposição de fotos históricas e inauguração da exposição Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo.
O Museu da Bíblia (MuBi), o primeiro do país e o maior do mundo em sua especialidade, está completando 10 anos. Para comemorar este marco, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, cidade da Grande São Paulo onde o MuBi está instalado, realizará uma celebração especial no dia 12 de dezembro, às 19h.
As atrações incluem exposição de fotos históricas que retratam a trajetória de uma década, apresentação musical do grupo Vozes da Traviatta e abertura da nova exposição temporária “Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo”. São aguardadas autoridades públicas e personalidades, muitas delas alvo de homenagens, por terem contribuído para a concretização deste importante espaço. O MuBi está localizado à Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto, em Barueri.
O MuBi é resultado de uma vocação natural da SBB, de colocar à disposição da comunidade o magnífico acervo reunido ao longo de mais de 60 anos, promovendo educação e cultura por meio das Sagradas Escrituras. Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri viabilizou sua criação, em dezembro de 2003. Ocupando uma área de 900 m2, integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.
“Quando o Museu foi concebido, a ideia era fazer a Bíblia dialogar com a história da humanidade. A Bíblia, além de ser o livro de fé dos cristãos, é um dos escritos mais antigos. Hoje, ela é um livro impresso ou digital, mas partes desta obra foram escritas em pedras, tábuas, pergaminhos”, relata Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social e diretor do MuBi.
Uma das atrações da cerimônia comemorativa será a leitura de versículos bíblicos por pessoas de diferentes perfis, como índios, pessoas com deficiência visual, crianças e idosos. “A Bíblia é o livro mais lido e traduzido de toda a história. Atualmente, mais de 2.500 línguas já contam com ao menos um trecho das Sagradas Escrituras. Isto inclui a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o método braile”, destaca Seibert.
O evento também marcará a inauguração da nova exposição temporária. Com o tema “Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo”, a mostra reúne peças e publicações, além de meios tecnológicos e painéis que apresentam a evolução dos métodos de leitura das Sagradas Escrituras, desde os rolos até a mídia digital.
Comemoração pelos 10 anos do Museu da Bíblia
Data: 12 de dezembro de 2013
Horário: 19h
Local: Centro de Eventos/Museu da Bíblia
Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.

0 comentários:

Postar um comentário