16 dezembro, 2013

Retrospectiva Gospel 2013: Os acontecimentos mais importantes do ano

Marco Feliciano, Silas Malafaia, eleição do novo Papa, manifestações populares, morte de cristãos na Síria e outros acontecimentos marcaram 2013
O ano de 2013 foi marcado por manifestações populares e tudo começou em março quando o deputado pastor Marco Feliciano assumiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM).
A manobra política que deu a vaga ao PSC não agradou muitos deputados da chamada “esquerda” que consideram Feliciano como homofóbico, já que ele não concorda com a união entre pessoas do mesmo sexo.
A imprensa transformou Feliciano em um vilão da política e inúmeros ativistas se reuniram em Brasília toda semana para exigir a saída do deputado evangélico da presidência da CDHM, o que não aconteceu.
Por permanecer no cargo, Feliciano viu as manifestações da Câmara se espalharem pelo Brasil e chegar até as igrejas e eventos onde ele era convidado para pregar. Beijos gays foram trocados em locais de culto para provocar o pastor que por muitas vezes precisou chamar a polícia para que o direito constitucional da preservação do local de culto fosse garantido, gerando ainda mais confusão.
Outros assuntos relacionamentos ao meio evangélico também chamaram a atenção da imprensa secular. A começar pela lista dos cinco pastores mais ricos do Brasil. Segundo a revista Forbes eles são: Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Silas Malafaia, R.R. Soares e o casal Estevam e Sônia Hernandes.
Malafaia não gostou de ser citado na lista e fez questão de usar seu programa para mostrar sua declaração do imposto de renda revelando que tem menos bens do que a revista americana citou.
Sua forma de falar e expor suas ideias sem ter medo tem feito com que o pastor presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) ganhe destaque em programas seculares. Em fevereiro Silas Malafaia participou do programa “De Frente com Gabi” fazendo com que a atração do SBT superasse o número de telespectadores, batendo recorde de ibope.
Saindo do meio evangélico e partindo para a comunidade católica podemos citar a renúncia do Papa Bento 16 e a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio para ocupar o cargo de líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana.
Com o nome de Papa Francisco, Bergoglio tem transformado a Igreja passando a tomar decisões importantes para o Vaticano e fazendo sermões de fácil entendimento, chegando até a causar discussões teológicas, como foi o caso da afirmação de que os ateus podem ser redimidos de seus pecados se praticarem o bem.
Mas não foram apenas notícias boas que marcaram 2013, a morte do filho do pastor Rick Warren ganhou destaque mundial. O jovem tinha problemas psicológicos e suicidou no mês de abril.
Em maio a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu o pastor Marcos Pereira por suspeita de estupro. Meses depois ele foi condenado a 15 anos de prisão por conta de duas acusações de ex-fiéis da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD) que foram abusadas sexualmente por Pereira.
Outro assunto bastante triste foi a matança de cristãos na Síria, milhares de pessoas foram mortas em uma guerra civil política com fortes ligações religiosas. Extremistas muçulmanos que não aceitam o governo de Bashar Al-Assad matam cristãos por serem a favor do presidente. Muitos foram decapitados.
Relembre as principais reportagens de 2013:
Pastores ricos na Revista Forbes
Silas Malafaia de frente com Gabi
Marco Feliciano e a violência do ativismo gay
Filho de Rick Warren comete suicídio
Beijo gay em culto para provar Marco feliciano
Pastor Marcos Pereira é preso acusado de estupro
Todos os que fazem o bem serão redimidos, diz o papa
Garoto de 4 anos emociona ao falar do céu dias antes de morrer
Menina evangélica canta em UTI de Curitiba e emociona funcionários
Pastora americana profetizou a queda da corrupção no Brasil
Papa Francisco reza com pastores e fiéis da Assembleia de Deus
Aluna evangélica é expulsa da escola por recusar “marca da besta”
Nova descoberta arqueológica confirma profecia de Isaías
Travesti canta durante culto em igreja evangélica
Cristãos estão sendo decapitados na Síria
Em noite de heavy metal, Rock in Rio tem até invocação satânica
A “maldição” da Galinha Pintadinha
Pastor Mário Sales é morto em confronto de bandidos com a polícia
Ateus promovem culto em Los AngelesCasal de pastores da Igreja Mundial morre em acidente de carro
Milagre? Maná ainda cai do céu na África
O testemunho cristão de Paul Walker
Três pastores se suicidaram nos últimos 30 dias
Valdemiro dá testemunho no SBT e vence Record no ibope. Assista!

0 comentários:

Postar um comentário