21 julho, 2014

Veja o que pensa os candidatos à Presidência sobre aborto e drogas

Veja o que pensa os candidatos à Presidência sobre aborto e drogasVeja o que pensa os candidatos à Presidência sobre aborto e drogas
O aborto foi um dos temas decisivos na campanha eleitoral de 2010, principalmente no segundo turno. Polêmico, o tema divide a opinião da sociedade e coloca os candidatos em uma posição defensiva para não perder o voto dos eleitores.
Outros temas são tão polêmicos como o aborto e prometem ganhar destaque nas eleições de 2014: descriminalização da maconha e o ensino religioso obrigatório. Para saber o que pensa cada um dos candidatos à Presidência do Brasil, o UOL entrou em contato com eles e fez uma lista com o que cada um pensa sobre esses três assuntos.
Vamos retransmitir o que pensa os quatro candidatos que estão nos primeiros lugares das pesquisas eleitorais e que terão mais tempo na imprensa: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Pastor Everaldo Pereira (PSC), mas você pode acessar o UOL e conferir a lista de todos os candidatos que responderam a entrevista do site.
Descriminalização do aborto
Dilma Rousseff (PT)
É contra. “Defendo a manutenção da legislação atual sobre o assunto”, afirmou em 2010, quando era candidata ao Planalto.
Aécio Neves (PSDB)
É contra. “Sou a favor da legislação atual, sem mudanças”, afirmou o tucano em entrevista a uma revista em junho de 2013.
Eduardo Campos (PSB)
É contra. Considera a legislação adequada e não vê razões para seja alterada a lei. “Como cristão, cidadão e pai de cinco filhos, minha vida já responde à pergunta”, disse em entrevista em uma missa em Aparecida (SP) em abril.
Pastor Everaldo Pereira (PSC)
É contra. “Defendo os princípios cristãos, defendo a vida a partir da concepção, e sou a favor de todas as leis civis e penais que defendam o direito à vida. A criminalização do assassinato de vida intrauterina é tão importante quanto a criminalização do assassinato de vida extrauterina. As exceções que hoje constam no direito brasileiro já são mais do que suficientes para regular a questão”.
Descriminalização da maconha

Dilma Rousseff (PT)
Afirmou ser contra nas eleições de 2010, quando era candidata. Na campanha atual, não se pronunciou.
Aécio Neves (PSDB)
É contra. A posição difere daquela adotada por FHC, seu padrinho político.
Eduardo Campos (PSB)
É contra. “O debate que nós precisamos neste instante fazer é focar o combate ao tráfico e, no tráfico, sobretudo, do crack, que é a droga que está arrasando, exterminando, a vida de muitas famílias Brasil afora”.
Pastor Everaldo Pereira (PSC)
Não respondeu diretamente. Disse que “devemos reforçar o combate ao tráfico e ao consumo de drogas, pois está comprovado cientificamente que essas substâncias criam dependência química, distúrbios psicológicos e até psiquiátricos. Mais do que se preocupar com a descriminalização da maconha, o desgoverno atual deveria se preocupar com o crescimento do tráfico de drogas e a explosão de cracolândias”.
Ensino religioso obrigatório
Dilma Rousseff (PT)
Não se pronunciou sobre o assunto.
Aécio Neves (PSDB)
Não se pronunciou sobre o assunto.
Eduardo Campos (PSB)
Não se pronunciou sobre o assunto.
Pastor Everaldo Pereira (PSC)
É contra. “Somos a favor da descentralização do ensino público e liberdade educacional, respeitando-se um conteúdo onde o foco, nos ensinos fundamental e médio, deva ser o ensino de língua portuguesa e matemática. Escolas que tenham interesse em oferecer ensino religioso devem ser livres para fazê-lo, sem obrigatoriedade, mas com liberdade”.
Para conferir a resposta dos demais candidatos acesse: UOL Eleições 2014

0 comentários:

Postar um comentário