03 junho, 2015

4 ESTRATÉGIAS QUE UTILIZO PARA LER E ENTENDER MELHOR A BÍBLIA

Por André Sanchez

Ler e entender melhor a Palavra de Deus é o desejo de todo crente verdadeiro. Mas as dificuldades envolvidas nesse processo geralmente desanimam o crente. Pesquisam indicam que mais de 50% dos crentes não conseguem ler e entender a Bíblia de uma forma satisfatória. Também é observado que cerca de 60% dos crentes não estudam a Bíblia regularmente em casa, abrindo os textos bíblicos na maioria das vezes apenas na igreja. Essa é a sua situação?


Isso é terrível! Pois a Palavra de Deus deve ser meditada todos os dias, sempre, como nos orienta o Salmos 1.2: “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”. Quando não lemos e entendemos a Bíblia ficamos fracos espiritualmente, damos mais brechas para a atuação do inimigo e acabamos com isso nos afastando da presença de Deus, ficando cada vez mais perto do mundo e distantes de Deus. Mas existe solução.
Estratégia 1 – Organização

Muitos pensam que para ler e entender a Bíblia é necessário aprender grandes técnicas de interpretação, passar horas e horas assistindo explicações de teólogos, ou aprender alguma técnica ultrassecreta. Mas, na verdade, o grande problema da maioria das pessoas é que sequer conseguem reservar tempo para abrir as suas Bíblias. A primeira estratégia para abrir a nossa vida para “beber” da palavra de Deus é a organização. Sem organização não vamos a lugar algum. Não conseguimos construir coisas duradouras. A minha estratégia principal para ler e entender a Bíblia é construir uma organização em minha vida onde o tempo de leitura da Bíblia e meditação seja algo programado e reservado. A leitura da Bíblia é como se fosse um compromisso inadiável como o compromisso de trabalhar todos os dias, por exemplo. Se você tem dificuldades nessa questão de organização de vida e de tempo, escrevi um método passo a passo que pode te ajudar muito a construir isso (veja aqui).

Estratégia 2 – Decisão e convicção

Você é uma pessoa convicta? O convicto é alguém que tem certeza do que quer e, por isso, emprega a sua energia positivamente para fazer dar certo. Muitas pessoas querem ler e entender a Bíblia (vontade), mas não fazem disso uma convicção em suas vidas (colocar em prática). Quando alguém, por exemplo, decide que quer ser médico (vontade), esse desejo por si só não o fará um médico. Esse alguém precisará estar muito convicto de que está disposto a enfrentar o caminho que será necessário traçar até se formar e poder exercer a medicina. Nada acontecerá por milagre. Ler e entender a Bíblia não acontece por milagre. Uma das estratégias mais poderosas que uso é sempre buscar manter a minha decisão e convicção atuantes. Às vezes chego cansado do trabalho, sem (vontade) de ler a palavra de Deus. É aqui que entra a convicção do que eu devo e preciso fazer para alcançar o meu objetivo. Seja convicto e tome as decisões baseados na razão e conseguirá avançar muito na leitura e entendimento da palavra.

Estratégia 3 – Pense pequeno

Achou estranha essa estratégia? Geralmente somos ensinados a pensar grande, não é verdade? Devemos sim pensar grande com relação aos nossos sonhos, aos objetivos que queremos. Mas com relação a execução dos nossos objetivos devemos pensar pequeno. Eu explico: geralmente as pessoas olham, por exemplo, para a Bíblia e desejam muito conhecê-la, lê-la, entendê-la e até pregá-la a outras pessoas (pensar grande), porém, logo começam a perceber que são 66 livros, centenas de páginas, de versículos, muito trabalho envolvido! Nossa, é muita coisa! É aqui que entra essa poderosa estratégia de pensar pequeno. Um grande sonho precisa ser “quebrado” em pequenas partes que podem ser realizadas em pequenos períodos de tempo. Algumas pessoas se surpreendem quando digo a elas que lendo 4 capítulos da Bíblia por dia (cerca de 20 minutos) elas lerão todos os 1189 capítulos da Bíblia em cerca de um ano. Pequenas metas somadas nos levam a grandiosos objetivos! Essa é uma estratégia muito eficaz.

Estratégia 4 – Faça investimentos

Muitas pessoas gostam de usar aquele verso de Jesus que diz “de graça recebestes, de graça daí”. Usando-o fora de seu contexto original alguns creem que tudo que é relacionado as coisas de Deus cairão do céu gratuitamente em nossas vidas. Não é assim. Quem quer ler e entender a Bíblia precisará fazer investimentos nisso. Comece investindo o seu tempo, sua energia, seu amor. Mas não pare por aqui. A minha estratégia pessoal é sempre buscar investir em meu crescimento espiritual assim como invisto em meu crescimento profissional, familiar, de saúde, etc. Nunca pare de investir! Já investi muito em congressos, livros, cursos, etc. Agradeço a Deus por existir homens e mulheres que dedicaram suas vidas a construir um conhecimento que eu possa absorver com mais facilidade e invisto com muito prazer nisso. Pense comigo: Qual é o investimento que você tem feito atualmente para crescer espiritualmente? Nenhum? Então algo está errado! Invista o que pode, mas invista.

CONCLUSÃO:

Organize sua vida para que a palavra de Deus faça parte dela; seja convicto e tome decisões a respeito desse seu desejo de ler e entender a Bíblia; pense pequeno fazendo a cada dia tarefas que caibam em seu tempo; invista em sua vida espiritual. Esses são os meus segredos e tenho certeza que também funcionarão em sua vida e te ajudarão a, com tempo e dedicação, como eu, conseguir ler e entender melhor a Bíblia Sagrada.

***

0 comentários:

Postar um comentário