03 junho, 2015

PÚLPITO NÃO É LUGAR DE PALHAÇO

Por Renato Vargens

Lamentavelmente nos dias de hoje, percebemos em boa parte das nossas igrejas um número significativo de pastores que em vez de pregar a santa Palavra de Deus, transformaram-se em exímios palhaços circenses. 
Nessa perspectiva contam piadas, pulam, dançam, fazem caretas, caras e bocas e muito mais.

Pois é, ao contrário daqueles que acreditam na imbecilização da fé eu creio que  a função do pregador não é divertir o povo e sim pregar a Palavra de Deus. Ora, o pastor foi chamado pelo Senhor para anunciar TODO Conselho de Deus e não fazer do púlpito, um teatro, uma arena ou um circo.
Bem sei que alguns discordam do texto taxando-me de radical, fundamentalista e conservador, todavia as Escrituras me fazem crer  que pastores não foram chamados  por Deus para fazer o povo rir como se num auditório estivessem e sim anunciar as Boas Novas de Salvação Eterna. Por favor, pare, pense e responda: Em que lugar na Bíblia encontramos Paulo, Pedro ou alguns dos apóstolos fazendo "Stand up gospel"?  Ou em que parte dos Evangelhos vemos Jesus pregando os valores do reino como se um palhaço fosse?
Vale a pena ressaltar que não condeno o pregador quando em meio a um sermão conta um relato jocoso, isso é absolutamente compreensível. O que condeno são aqueles que abandonaram as Escrituras em detrimento do riso e do entretenimento fazendo deste estilo de mensagem um método de pregação onde o que importa no final de tudo é a satisfação do cliente.

Para terminar esta breve reflexão, tomo emprestado as palavras do pastor Antônio Silva que diz:  

"Estamos vivendo tempos muito estranhos! Pregadores do estilo "stand-by gospel" são considerados heróis. Cantores popstars são os verdadeiros adoradores, mesmo que só "adorem" por muitos, muitos milhares de reais."

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós!

"Não procuro outros meios para a conversão do homem, além da simples pregação do Evangelho." Charles Spurgeon

Soli Deo Gloria,

Do blog pessoal do Pastor Renato Vargens

0 comentários:

Postar um comentário