30 novembro, 2012

Musical retrata rei David como “bandido social”

O texto não tem intenções religiosas, mas políticas mostrando aspectos da vida de David que não foram explorados.

Estreou nesta quarta-feira (28) no anfiteatro 9 da Universidade de Brasília (UnB) uma peça de conteúdo político usando rei David como personagem principal.
O nome do espetáculo não poderia ser outro: Rei David. Mas engana-se quem pensa que será uma peça religiosa que contará as importantes fases que o rei de Israel viveu.
Ao definir sua obra, o dramaturgo Marcus Mota, diz que vai mostrar aspectos da história de David que não são revelados. “Aquilo que está implícito nos textos da Bíblia, a gente torna explícito. David é um desses bandidos sociais, que acabam tendo papel de liderança para a população, como Lampião, Robin Hood, Nem da Rocinha.”
A peça será exibida até o próximo domingo (2) e deve receber centenas de espectadores interessados não só na história, mas em toda a produção que inclui 20 atores, 20 coristas e 15 músicos integrantes da “Brasília Big Band”.
“O musical foi feito para refletir sobre o populismo, que acontece hoje no Brasil”, diz o diretor.
Para construir esta peça o Laboratório de Dramaturgia da UnB realizou diversas pesquisas bibliográficas se baseando especialmente nos estudos do arqueólogo Israel Finkelstein.
A ideia é também discutir sobre a autoridade de rei que David possui, já que o local onde ele viveu era pequeno em número de habitantes e que por isso não teria estrutura social para sustentar uma corte.
“A questão é que o povo cria esses heróis. Eles não beneficiam o povo, eles é que são os próprios beneficiados”, completa Mota. As informações são do G1.

0 comentários:

Postar um comentário