05 janeiro, 2013

Maioria das associações sem fins lucrativos tem cunho religioso

Nova pesquisa do IBGE e do IPEA aponta que 82 mil instituições com sede no Brasil tem ligações religiosas

Os dados da pesquisa de Perfil das Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos em 2010 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que a maioria das fundações privadas e associações sem fins lucrativos tem cunho religioso.
Os números são altos: 82 mil entidades religiosas estavam registradas no Brasil em 2010 quando a pesquisa foi elaborada. Este número representa 28,5% do total de entidades sem fins lucrativos.
O IBGE acredita que o número seja ainda maior, já que muitas instituições também são coordenadas por religiosos, mas atuam como serviços educacionais, assistencialistas e de saúde e por este motivo não são classificadas dentro desse perfil de fundações privadas.
A pesquisa também mostra que 57,4% dessas instituições estão situadas na Região Sudeste e que 32 mil delas foram criadas na última década.
Além dessas instituições religiosas, dentro do perfil de Fundações Provadas e Associações sem Fins Lucrativos estão inclusas as empresas de defesa dos direitos, associações comunitárias, associações de moradores, entidades em defesa de direitos de grupos e minorias, desenvolvimento rural, emprego e treinamento e outras. As informações são da Agência Brasil.