17 janeiro, 2013

Pastor pró-gay fará posse de Obama

Luis Leon é o substituto de Louie Giglio

Após a controvérsia relacionada com Louie Giglio, pastor de uma igreja evangélica tradicional em Atlanta, a Comissão Presidencial escolheu um novo nome para dar a benção na posse de Obama.
O pastor Giglio, é conhecido por seu trabalho no combate ao tráfico humano e pelo trabalho das conferências Passion.  Mas tudo foi ofuscado por um sermão proferido Giglio meados dos anos 90 em que falou contra a “agenda agressiva” da comunidade gay e afirmou que os gays podem mudar sua orientação sexual “através do poder de cura de Jesus”. Esse antigo sermão seu foi reproduzido e comentado milhares de vezes na internet, gerando a acusação de homofóbico.
O conservador Giglio foi “desconvidado” e, em seu lugar, foi apontado Luis Leon.  Nascido em Cuba, o sacerdote da igreja episcopal Saint John em Washington, será oficialmente encarregado da parte litúrgica na cerimônia de posse do novo mandato do presidente norte-americano. A família de Obama esteve em alguns cultos nessa igreja, que fica perto da Casa Branca.
Leon é considerado um liberal, pois apoia a causa LGBT. A igreja episcopal acolhe membros abertamente gays, já teve um bispo homossexual e anunciou neste verão que iria abençoar uniões do mesmo sexo e a ordenação de transexuais.
Em 1961, quando tinha 12 anos, Leon foi para os EUA, junto com milhares de crianças cubanas cujos pais temiam por seu futuro em Cuba.  O pastor tem mestrado em Divindade pelo Seminário Teológico de Virgínia, desde 1977, e em 1999 recebeu um titulo honorário de Doutor em Divindade da Universidade do Sul. Também é um dos membros fundadores da Rede Ecumênica de Washington.
Juan Francisco Martínez, professor do Seminário Teológico Fuller, escreve em seu blog: “Isso reflete uma mudança fundamental na posição do governo Obama, que há quatro anos atrás dizia não concordar com o casamento gay, mas agora se mostra a favor. Também  reflete a crescente tensão entre seu governo e as igrejas cristãs “. Com informações Huffington Post.