05 fevereiro, 2013

Band é condenada por declaração ofensiva de Datena a ateus

O apresentador ligou a falta de crença religiosa à crime bárbaros chamando a atenção do Ministério Público Federal

A Rede Bandeirantes foi condenada pela justiça por ter exibido as declarações do jornalista Luiz Datena que relacionaram o ateísmo com crimes bárbaros.
A ofensa aconteceu durante o programa “Brasil Urgente” em 2010 quando o apresentador comentava um crime dizendo: “um sujeito que é ateu não tem limites e é por isso que a gente vê esses crimes aí”.
O Ministério Público Federal entrou com uma ação contra a emissora por não ter impedido o jornalista de fazer tal comentário. Ao julgar o caso o juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior, da 5.ª Vara Cível, condenou a Band a exibir no mesmo programa 50 minutos de esclarecimentos à população falando sobre a liberdade de consciência e de crença.
Na sentença o juiz afirmou que as concessões públicas devem “respeitar e divulgar os valores e os direitos previstos na Constituição, entre eles a laicidade do Estado”.
Para o juiz, o apresentador induziu a audiência ao erro ao afirma que tinha ligação entre ateus e crimes bárbaros, algo que não tem qualquer relação. A Rede Bandeirantes pode recorrer da decisão. Com informações Exame.

0 comentários:

Postar um comentário