22 fevereiro, 2013

Missionária relata experiência no Senegal

Fisioterapeuta está há cinco meses no campo missionário
Erenita de Oliveira está completando, em fevereiro, cinco meses de ministério em seu campo missionário. Ela é fisioterapeuta e faz parte da equipe de missionários que trabalha no Projeto Fábrica de Esperança em Dacar, Senegal. “Estou vivendo a graça e o cuidado de Deus! E, é claro, tendo muitas experiências diferentes com a cultura senegalesa e com nossos colegas missionários”, conta Erenita.

Uma das experiências vivida por Erenita tem sido com o dialeto uólofe, que é uma língua nada parecida com a portuguesa. A missionária passou alguns dias em uma aldeia onde pôde praticar um pouco mais o uólofe. “Aproveitei muito minha estada naquela aldeia. Ali tive a oportunidade de estar com uma família senegalesa e, trabalhando no meio deles, aprendi muito sobre a cultura; também fiz novas amizades”, conta Erenita.

A missionária Erenita esteve envolvida na Conferência para Coordenadores do Projeto PEPE (programa socieducativo voltado para crianças em comunidades carentes), apoiando o missionário Ricardo Nascimento. Esta conferência aconteceu com os coordenadores de oito países do Oeste Africano. Ela ajudou no trabalho de tradução, arrumação, ornamentação, na cozinha etc. “Apesar de termos dias bem intensos, e às vezes cansativos, foi muito recompensador escutar os testemunhos de pessoas que se dedicam inteiramente na educação e evangelização de crianças”, disse a missionária.

Erenita recebeu um telefonema do Dr. Humberto Chagas (missionário ortopedista e responsável pelo Projeto Fábrica de Esperança), perguntando onde ela estava, pois o Chefe da Polícia do Estrangeiro havia sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) e precisava de um fisioterapeuta. Erenita chegou correndo e começou logo os procedimentos. No final do atendimento o Chefe de Polícia ligou para o seu gabinete avisando que uma brasileira estaria indo naquele mesmo dia para entregar seus documentos para renovar seu visto. Assim, Erenita pôde dar entrada também em seu pedido de visto profissional no país. “Entendemos que Deus guiou todas as coisas. Ele abriu as portas de uma maneira que não esperávamos. Isso aconteceu há dois dias antes de vencer meu visto no país”, finaliza Erenita.

Para o melhor funcionamento da Clínica de Fisioterapia, os missionários precisam fazer algumas reformas no Projeto Fábrica de Esperança. A missionária pede oração pelas reformas e por sua volta à aldeia, onde passará mais um período de estudo da língua e aprendizado da cultura.

0 comentários:

Postar um comentário