16 agosto, 2013

“A civilização cristã ocidental é um gigantesco fracasso”, diz presidente

José Mujica critica a religião e o capitalismo durante fórum político.
O Uruguai já foi a “primeira nação ateísta da América”.Recentemente legalizou o aborto e as drogas. Seu presidente, José Mujica, é assumidamente comunista e ateu.
Durante o fórum politico “Agenda de Desenvolvimento e Investimento Social na Juventude”, desta semana, disparou: “A nossa civilização cristã ocidental é um gigantesco fracasso, porque transformou a vida em um apelo para gastar, consumir e acumular. Estão apenas perdendo muitas horas de vida vivendo na superfície do planeta.”
Depois acrescentou que “Não temos uma crise com a juventude, mas temos uma crise de civilização, que inclui eles, os idosos e o destino da vida humana sobre a terra”.
O presidente questionou que os mais velhos querem apenas que os jovens trabalhem muitas horas, paguem as contas, depois se aposentem e esperem a morte. ”Será este o destino do homem? Ou na rebelião e nas reclamações dos jovem palpita algo que não se pode definir e, talvez, uma sensação de liberdade e civilização diferente?”
“Sou um velho rebelde, mas esse mundo quadradinho e organizado como acreditamos que está parece-me que não está deixando as pessoas felizes”, disse o presidente.
“O tempo para amar é o que [os jovens] menos têm… A civilização é construída em torno do amor, do lar, um sentimento de pertença, de respeito e uma cultura de tolerância.  Essa é a melhor mensagem para sentir-se jovem e respeitar a juventude”, finalizou Mujica.
O atual presidente uruguaio tem 78 anos. Embora não seja cristão, em junho ele visitou o papa Francisco no Vaticano, onde ambos fizeram “uma troca de informações e de reflexões sobre a situação sócio-política do País e sobre o seu papel na região”.  No ano passado, deu uma declaração curiosa após participar de uma missa que. “Estou ficando velho e não sei se estou me aproximando de Deus ou não. Não sou crente. Dentro do meu coração ainda não posso ou não sei crer.” Com informações Lr21.

0 comentários:

Postar um comentário