11 agosto, 2013

Atleta mais completo do mundo diz que usa o corpo para “glorificar a Deus”

Tricampeão mundial de CrossFit, Rich Froning Jr. escreve livro sobre fé e dedicação
O CrossFit é uma modalidade esportiva ainda pouco difundida no Brasil. Ela trabalha com as 10 capacidades físicas que o ser humano é capaz de desenvolver: força; flexibilidade; resistência muscular; resistência cardiorrespiratória; potência; velocidade; agilidade; precisão; coordenação e equilíbrio.
Sucesso em vários países do mundo, o Crossfit tem em Rich Froning Jr, seu maior expoente. Tricampeão mundial na modalidade masculina, ele é considerado “o atleta mais completo do mundo”.
Agora ele lança seu primeiro livro e sentencia: “Coloque Jesus em primeiro lugar e tudo o mais vai dar certo”. Para ele a fé é o segredo do seu sucesso dentro e fora do ginásio. Não por acaso, o título do livro é First: What It Takes To Win [Primeiro: O que é preciso para vencer].
Mesmo tendo sido criado numa família cristã evangélica, ele confessa que por muitos anos não estava vivendo a vida que Deus queria para ele. “Eu deixei o CrossFit consumir minha vida. Eu o idolatrava.” Até que em 2010, após sair derrotado da competição, teve uma crise pessoal e percebeu que precisava da força de Deus para vencer na vida.
Durante a temporada de 2011, ele decidiu tatuar no braço direito o versículo de Gálatas 6:14: “Que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”. Para ele, esse era um lembrete que deveria manter a humildade e sempre ter Deus no centro de suas decisões.
Froning disse que esse foco na cruz o motiva quando ele sente vontade de desistir. Além disso, desde 2011, carrega os versos da crucificação de Jesus (tirados do Evangelho de Mateus) em seus sapatos. Em momentos de cansaço, durante os treinamentos ou competições, se ele olha para baixo lembra que Jesus Cristo suportou muito por causa dele. Isso o ajuda a ter ânimo.
“Fé, família e fitness [boa forma] é a ordem que eu mantenho as coisas em minha vida”, disse o atleta.
Nas competições de 2013, Froning admitiu que foi o ano mais difícil. Após ir mal no primeiro evento, estava resignado a aceitar o segundo lugar, mas manteve a fé. Lembrando Jeremias 29:11-13, o atleta disse que buscou a Deus em oração. Ele se entregou ao Senhor, fez o seu melhor, e conquistou seu terceiro campeonato.
“Eu sinceramente creio que Deus me deu esses talentos e esta capacidade para glorificá-lo”, testemunha. Para ele, o Crossfit celebra como Deus criou o corpo humano. ”Os movimentos que fazemos são complexos, mas naturais, incluindo tudo que podemos fazer, pois fomos criados desta maneira.”
Ele diz que um dos temas centrais de seu livro é mostrar que o fracasso é parte fundamental do sucesso. Mas a verdadeira vitória ocorre quando você consegue dar a volta por cima.  Comemora ainda que o esporte que ajudou a popularizar hoje está sendo adotado em muitas academias de polícia, por equipes de operações táticas militares, campeões de MMA e centenas de outros atletas profissionais de todo o mundo. Com informações de Christian Post e Examiner. 

0 comentários:

Postar um comentário