08 agosto, 2013

Justiça cassa mandatos de vereadores apoiados pela Igreja Católica

A confecção de um informativo com a fala do bispo da cidade de Bauru indicando os políticos foi o motivo para a decisão.
Três vereadores de Bauru (interior de São Paulo) e dois suplentes tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por conta do apoio que receberam da Igreja Católica durante a campanha eleitoral de 2012.
O motivo da cassação foi a participação da diocese da cidade na confecção do material de propaganda dos vereadores Faria Neto (PMDB), Fernando Mantovani (PSDB) e Fabiano Mariano (PDT) e outros que não foram eleitos.
O informativo chancelado pela igreja tinha o nome de “Voto Responsável – informativo dos candidatos católicos referendados por paróquias da Diocese de Bauru”, tendo inclusive uma fala do bispo de Bauru, dom Caetano Ferrari, que chamava cerca de 20 candidatos de “idôneos e comprometidos com a comunidade católica”.
Cerca de 88 mil exemplares desse jornal foram distribuídos durante a campanha eleitoral, o que levou o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo a considerar a prática como propaganda indireta. Além dos três vereadores cassados, a justiça também cancelou o mandado dos suplentes Jorge Sebastião dos Santos (PRB) e José Carlos de Souza Pereira (PT).
A julgar o caso a Justiça Eleitoral entendeu que os candidatos infringiram as regras, que são não receber doações eleitorais de entidades religiosas, mesmo neste caso que o valor do informativo foi pago pelos próprios candidatos a vereadores.
A reportagem da Folha de São Paulo diz que o material custou R$4.200, valor que foi dividido entre os 20 candidatos que aparecem no informativo. Cada um deles recebeu entre 3.000 a 4.000 exemplares e cada uma das 26 paróquias da cidade receberam mil unidades para distribuir aos fiéis.
Ao ser procurada a igreja não quis comentar o assunto. Dos vereadores cassados apenas Faria Neto e Fernando Mantovani comentaram lamentando a decisão. Cabe recurso.

0 comentários:

Postar um comentário