23 agosto, 2013

País europeu remove imagem de Cristo das moedas de euro

O pedido de substituição de imagem partiu da União Europeia
O governo da Andorra, pequeno país europeu localizado no nordeste da Espanha e sudoeste da França, acatou o pedido da União Europeia (UE) e retirou a imagem de Jesus das moedas de euro que circulam em seu território.
O pedido foi baseado no princípio de neutralidade em matéria religiosa, ou seja, as imagens de Jesus confrontavam outras crenças.
Diante desta justificativa, o governo do principado considerou o pedido como “razoável e justificado” e resolveu substituir as imagens das moedas de 10, 20 e 50 centavos colocando a imagem de uma torre sineira de uma das igrejas do país.
Andorra tem mais de 80 mil habitantes, deste 86,6% se declaram católicos. No país o governo é dividido entre o presidente da República francesa e o bispo de Urgel no sistema chamado de co-príncipe.
O mesmo pedido feito para o principado de Andorra foi feito em 2012 para a Eslováquia quando a UE pediu que todos os símbolos cristãos fossem retirados das moedas. Porém o governo defendeu seu direito de cunhar sua moeda e deixou imagens dos santos Cirilo e Metódio nas moedas de 2 euros.

0 comentários:

Postar um comentário