20 setembro, 2013

Conferência discutirá os 500 anos da Reforma Protestante

Evento em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante será sediado no Mackenzie
O REFO5OO, conferência com o tema: “A espiritualidade da Reforma”, reunirá nos dias 02 a 04 de outubro na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) palestrantes nacionais e internacionais especializados na Reforma Protestante. A ideia é mostrar a relevância, importância e o papel transformador que a reforma proporcionou para o mundo da época e suas influências no mundo atual, bem como seu papel na religião, cultura, arte, política e desenvolvimento social.
 
Em todo o mundo, desde 2007, os cristãos reformados estão organizando celebrações comemorativas dos 500 da Reforma, que acontecerá mais precisamente em 2017. No Brasil, a Universidade Presbiteriana Mackenzie será a sede do evento, pois é uma instituição de ensino confessionalmente ligada à Reforma Protestante.
 
Segundo o pastor e capelão do Mackenzie, Jônatas Abdias, “a discussão da reforma é relevante, pois sua influência foi grande em diversas áreas, ajudando na construção de uma identidade cultural, política e econômica da sociedade ocidental”.
 
Referindo-se principalmente à prestação de serviços à nação, o pastor ainda argumenta que no Brasil a influência do protestantismo reformado é importante em diversas áreas, mas basicamente naquilo que a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) pode contribuir com seus esforços, destacam-se a educação e o desenvolvimento social, fato que culminou com a formação da Escola Americana criada em 1870, pelo casal de missionários Chamberlain, atual Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
“A sociedade brasileira nem sempre tem conhecimento da influência que recebeu da igreja reformada e de sua perspectiva presbiteriana, principalmente quando o assunto é educação”, conclui Abdias.
 
O evento ainda abordará os diferentes pontos de vista da reforma, como a da linha Inglesa, Calvinista e as perspectivas Luteranas. “As palestras trarão uma visão multicultural, indo além dos pontos que já estamos acostumados a ver no universo do presbiterianismo Calvinista, ou seja, a reforma é um pouco mais ampla do que isso, ela atua em diferentes matizes, ressalta o reverendo”.
    
Realizado pela chancelaria da UPM com o apoio do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), o evento trará aos participantes uma amplitude do conhecimento da Reforma e uma renovação do apreço pelos aspectos espirituais e o impacto transformador na sociedade até os dias de hoje. 
 
História

 
Era 31 de outubro de 1517 quando o monge agostiniano Martinho Lutero pregou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Lutero não tinha a menor ideia dos desdobramentos daquele gesto, ele queria apenas provocar o debate com os doutores da Igreja sobre aqueles assuntos que perturbavam sua consciência e para os quais desejava uma reforma da parte da Igreja Católica. Aquilo que seria apenas um convite para um debate acabou sendo a faísca que incendiou o clamor por uma reforma teológica, eclesiástica, litúrgica e ministerial na Igreja com consequências políticas, econômicas e sociais que se estenderiam para além da Alemanha e da Europa. Cinco séculos depois daquele dia os seus efeitos ainda são sentidos. 
 
Serviço
 
Data: 2/10 a 4/10.
Abertura: 2/10 às 19h.
Local: Auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis - Rua Itambé, 143 – Higienópolis – São Paulo.
Inscrições até o dia 29/9
Programação completa, informações e inscrições no link: http://www.mackenzie.br/refo500.html


Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário