06 setembro, 2013

Padre é “crucificado” pela imprensa após criticar mendigos

Segundo o padre Blake, os mendigos seriam “pessoas enviadas por Deus para testar” sua santidade
Nem sempre os órgãos de imprensa conseguem registrar os fatos com total imparcialidade. Mas nos últimos dias, dois sacerdotes ingleses foram “crucificados” publicamente após fazerem críticas a gays e mendigos.
Na terça-feira a polêmica envolveu o reverendo George Gebauer, pastor da Igreja da Inglaterra [anglicana] em Hook e Warshash, que recusou batizar um filho de lésbicas.
Na quinta (5), foi a vez do padre Ray Blake ser notícia. O motivo foi um texto postado por ele em seu blog particular, onde descreveu os mendigos e desabrigados como “irritantes, mentirosos e sujos”, e que seriam “pessoas enviadas por Deus para testar” sua fé.
A controvérsia surgiu quando o líder da igreja católica Saint Magdalene, em Brighton, disse em um post no blog: “O problema com os pobres é que eles são bagunceiros”. Depois, reclamou de ter encontrado algumas vezes pedaços de papelão e cobertores encharcados deixados por pessoas que dormiram em frente ao templo. “Muitas vezes, também fica o cheiro de urina e outras vezes há excremento e não raro encontrei uma ou duas agulhas usadas [para drogas]“.
O padre lamentou que essas pessoas “tocam a campainha da porta todas as horas do dia e da noite” e os indigentes “contam mentiras” para obter dinheiro, seja sobre alguém doente na família ou que precisam uma passagem de ônibus para ir embora. “Você dá e, se não os encontra bêbados na rua, eles voltam no dia seguinte para pedir mais”.
Reclamou também dos sem-teto que interrompem as missas. Contou que certa vez um homem entrou, sentou no fundo e começou a orar em voz alta: “Jesus, quero que você abençoe o padre e Deus, você pode convencer as boas pessoas aqui a ajudarem os pobres, pois eu sou pobre”. O que teria causado constrangimento na congregação.
O sacerdote terminou seu desabafo no blog dizendo: “A mensagem dos Evangelhos parece ser deixe os pobres entrarem em nossa vida para que possam bagunça-las um pouco”.
Questionado pelo jornal Daily Mail, sobre seus comentários, Blake admitiu que muitas vezes tem dificuldade em “não julgar” quem o procura. “Nós temos o dever de cuidar dos pobres, porque isso nos ensina a sermos mais humanos. Nos leva a ter uma maior compreensão da vida. No entanto, às vezes acho que eles são enviados para testar a minha santidade… Você pode enganar a si mesmo dizendo que os ama, mas eles às vezes criam muitas dificuldades”.
Os comentários dos leitores no site do jornal e no blog do padre mostram pessoas revoltadas com esse tipo de afirmação e um grande questionamento sobre como seria possível ele dizer que é um “homem de Deus”. A maioria o chamou de “hipócrita” e sugeriu que ele arranjasse “outro emprego”. No mesmo dia, o padre Blake publicou uma postagem em seu blog afirmando que está sendo perseguido e que suas palavras foram mal interpretadas, fazendo ainda um apanhado de todas as pessoas que ajudou nos últimos meses. Com informações de Daily Mail.

0 comentários:

Postar um comentário