24 setembro, 2013

Voluntários do Programa Radical chegam ao Haiti

País se recupera de um terremoto devastador ocorrido em 2010
Este domingo (22) foi um dia histórico para a Junta de Missões Mundiais. Pela primeira vez chegou ao Haiti uma equipe do Programa Radical. Os 10 jovens da turma pioneira do Radical Haiti foram comissionados neste sábado (22) e no domingo já entraram em campo.
Parentes e amigos dos Radicais Haiti lotaram a capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil durante o culto de gratidão pelo encerramento do treinamento e comissionamento dessa turma. A equipe de coordenação do Programa Radical estava representada por Daniele Valério, Adriana Brito e Tatiana Macedo. Apenas o pastor Fabiano Pereira não estava presente porque já aguardava a equipe no Haiti. Mas ele deixou uma mensagem gravada em vídeo na qual ele também agradeceu aos pais desses Radicais pela confiança depositada na JMM.
Louvores, vídeos que relembraram os momentos desses jovens no seminário e a mensagem do pastor Marcos Grava, coordenador do PEM (Programa Esportivo Missionário), emocionaram a todos. Integrantes da primeira turma do Radical Ásia, que seguem em treinamento, homenagearam seus companheiros de missão com louvores e uma dramatização sobre a importância do chamado.
Em sua mensagem, o pastor Marcos Grava relembrou o início do trabalho da JMM no Haiti, a partir de 2009 quando ele liderou uma caravana de 40 voluntários para aquele país. Foi das caravanas que a JMM já promoveu para o Haiti que surgiram o primeiro casal de missionários efetivos no país: pastor André e Verônica Bahia e a primeira jovem inscrita no Radical Haiti. 
O pastor leu a passagem de Filipenses 4.10-19 e citou três pontos fundamentais para que um missionário possa ser bem-sucedido no campo: saber ouvir o Espírito Santo; ser grato e dar o seu melhor para Deus. 
Ele ainda citou 10 melhorias nas áreas da economia, construção civil, educação e turismo que ocorreram no Haiti desde que os crentes do Brasil passaram a se mobilizar em favor do país com suas orações e ofertas, após o devastador terremoto ocorrido em 2010. Grava recordou a frase que ouviu um dia de um militar e que dizia: “O Haiti é o lugar onde o diabo passa férias.”. O pastor falou que a missão desses Radicais é “interromper as férias do diabo”. 
Para que esta missão seja bem-sucedida, a igreja também precisa entrar em campo com o Radical Haiti. O pastor Grava lamentou o fato de muitos desses Radicais ainda não terem seus sustentos completos. E citou a importância de pessoas doarem, pelo menos, 15 dias de suas férias para fazer uma viagem voluntária a um campo missionário.
“Por causa de uma viagem voluntária, o apóstolo Paulo plantou a principal igreja missionária descrita no Novo Testamento. O Radical Haiti também poderá plantar quantas igrejas Deus quiser que eles plantem”, disse o pastor.
Ele diz sonhar com uma igreja que economiza não para comprar o smartphone de última geração, mas para fazer uma viagem missionária e abençoar vidas.
Após a mensagem, os Radicais receberam seus certificados e alianças de compromisso com o Programa. A oração de comissionamento foi feita pelo pastor Adoniram Pires, missionário na Espanha. 
O culto foi encerrado com um grande louvor em crioulo haitiano no qual os Radicais mostraram que já estão familiarizados com o idioma local.
Missões Mundiais espera que esta seja apenas a primeira de muitas equipes de jovens que investiram suas vidas em favor de muitas vidas haitianas para Cristo. As inscrições para as próximas turmas estão abertas. Os interessados devem escrever para: radical@jmm.org.br
Fonte: Junta Mundiais de Missões

0 comentários:

Postar um comentário