20 outubro, 2013

Pr. José Wellington tenta rachar a liderança da AD no Espirito Santo

Conforme publicado em outras notícias no Gospel Hoje onde o atual Presidente da Convenção Geral da AD tem aliciado pastores da AD em Belém do Pará para desestruturar a liderança do Pr. Samuel Câmara, agora também tem trabalhado com o mesmo intuito para tirar o Presidente da Convenção CONFRATERES do Espírito Santo , Ivan Bastos, que também foi concorrente em chapa opositora a sua candidatura. O Pr. José Wellington usou o ex-membro da comissão eleitoral da CGADB para entregar um parecer da CGADB onde diz que o Pastor está inapto a ser Presidente da COFRATERES deixando ainda o parecer que ele deveria ser excluído da convenção onde preside. Alguns pastores do Espírito Santo chegaram a fazer contato com a nossa redação alegando que receberam cartas da CGADB atacando a liderança do Pr. Ivan Bastos.
A ultima reunião realizada  na manhã de sexta-feira, dia 11/10 no templo da AD em Rosa da Penha-Cariacica foi um momento de revolta dos Pastores da CONFRATERES diante a Postura do Presidente da Convenção Geral Pastor José Wellington.  O semblante dos ministros demonstrava forte emoção e total reprovação ao que chamaram  de arbitrariedade da CGADB em emitir parecer pelo desligamento do pastor e pela rapidez com que exige o cumprimento do parecer. Após o encerramento, o pastor Ivan deixou o local da reunião com lágrimas pela face que revelavam um misto de revolta, sede de justiça e emoções de um homem combativo que sofre pelos ideais que sustenta.  Restando uma hora para o encerramento da reunião que tratou vários assuntos, inclusive sobre a eleição da Mesa diretora da Confrateres, que acontecerá no dia 08/03/2014, o pastor Dr. Aldecy de Oliveira, assessor Jurídico da Convenção, leu o parecer que lhe foi solicitado em reunião anterior, que apresenta o relato dos fatos ocorridos que culminaram com a suspensão das atividades do pastor Ivan Bastos como 1º tesoureiro da CGADB, cargo este que alcançou legitimamente com 7.332 votos na eleição que ocorreu em Brasília, em abril deste ano.
No parecer, o  pastor Aldecy, que também integrou a Comissão eleitoral da CGADB na última eleição,  citou diversos artigos do Estatuto da Convenção Geral e da Confrateres e encerra com um pedido de renúncia ou exclusão para o pastor Ivan Bastos : “ Senhores membros da Mesa Diretora da Confrateres, o artigo 17, Inciso I, é taxativo ao dizer que para ser membro da Confrateres é preciso ter o reconhecimento  e o credenciamento da CGADB, pois bem, quando algum ministro é desligado da CGADB, ele perde o reconhecimento e o credenciamento da CGADB, no caso em tela qualquer membro da Confrateres que for desligado na CGADB, também automaticamente estará desligado da CONFRATERES… O melhor entendimento, seria o Pr. Ivan Pereira Bastos solicitar o seu desligamento por escrito a CONFRATERES, na forma do artigo 38, inciso VI”. Diz o texto, que propõe ainda a posse imediata do 1º vice-presidente e em caso de não fazê-lo, poderá o 2º o 3º ou ainda o 4º presidente ou o primeiro secretário, ou outro secretário em ordem crescente assumir rapidamente a convenção no prazo de até 30 dias, sob pena de “descredenciamento” da Confrateres junto a CGADB caso não seja cumprido o estatuto no período proposto. O parecer se encerra como o que alguns ministros qualificaram como imposição de “terror” por parte da Convenção Geral quando ameaça dizendo que, “se, as decisões forem por absolver o Pr. Ivan Pereira Bastos das disciplinas aplicadas por ocasião da 6ª AGE, na cidade de São Paulo, a CONFRATERES, terá a suspensão do seu registro na CGADB, o que, também poderá ocorrer uma avalanche de Ações por danos morais ajuizadas contra a Mesa Diretora da CONFRATERES por parte dos demais ministros que também serão excluídos da CGADB, por inércia desta Mesa Diretora”. Completa assim o texto.
Após a leitura, o pastor Ivan disse que não considera o parecer  do pastor Aldecy porque o parecer é dele e da CGADB e não da Assessoria Jurídica, uma vez que os demais membros não foram comunicados. Pr. Ivan disse também que estão querendo atropelar o processo porque a decisão da CGADB está num processo que  ainda tramita na justiça de Manaus,  não foi julgado e que a decisão judicial que sairá a qualquer momento poderá cancelar todos os atos da CGADB.
A maior parte dos ministros membros da diretoria e demais pastores presentes  se colocou de pé  em favor do pastor Ivan. Para os diretores o fato é mais uma manobra e consideraram  uma arbitrariedade a pressa com que querem encerrar o processo (30 dias), uma vez que em nenhum outro processo a CGADB exigiu tanta rapidez no cumprimento. No uso da palavra o  pastor Gilson Grisoste saiu em defesa da verdade e disse que o E-mail da Convenção Geral destinado ao secretário vazou antes da reunião para todos os ministros, antes que o próprio presidente recebesse, coisa que nunca aconteceu antes.  “Nós precisamos defender a nossa entidade. Somos conhecidos como uma Convenção Fraternal. Onde ficará o nosso respeito e a nossa consideração ao nosso presidente se agirmos agora dessa forma? Eu não posso aceitar uma coisa dessa e depois sair daqui tranquilo pra pregar em nossas igrejas. Como vamos pregar depois o amor, o perdão a benevolência e misericórdia em nossas igrejas se estamos condenando o nosso presidente? Esta não é e nunca foi  uma convenção problemática. Desfrutamos sempre aqui de paz e fraternidade. Me desculpe aqui pastor Aldecy mas o senhor tem o seu jeito de pensar e agir mas as coisas não devem ser conduzidas dessa forma. Temos que parar, pensar e agir com calma, sem essa pressa toda. As nossa reuniões sempre foram pacíficas, diferentes de outras convenções, mas as três últimas reuniões tiveram esse tumulto. Nada aqui pode ser por pressão. O senhor é inteligente mas não pode de forma alguma usar isso para se promover ou concorrer a vaga para assumir a presidência. Se for preciso sairemos todos da Convenção Geral, como os irmãos que aqui se manifestaram, porque já estão fartos de tanta podridão, mentira e farsa. .. Isso aqui não nasceu da noite pro dia, isso aqui tem história, não deixaremos que interfiram e arranquem de nós assim de forma súbita o nosso presidente. Onde vamos chegar com isso? A um desmantelamento, uma dilapidação da nossa convenção e isto não nos levará a lugar algum. Hoje eu trouxe o pastor Ivan até aqui porque está com o carro quebrado em casa. Ele me pediu que o trouxesse. Porque seu carro está quebrado em casa e o seu conserto custa dois mil reais. Agora estão querendo sua cabeça, depois de tudo o que ele fez pela gente. Agora eu poderia aqui levantar uma oferta e pedir ajuda para consertar o carro do nosso presidente. Será que alguns se prontificariam isso? Mas agora propor a expulsar, expurgar pra fora, lá para o portão alguém que sempre se dedicou e deu sua vida por essa convenção? isso não podemos de forma alguma aceitar assim de qualquer maneira”. (aplausos).
O pastor Josias foi o último a falar pedindo aos irmãos oração, paciência e prudência, para que as coisas se esfriem e possam analisar de forma democrática e espiritual todas as questões propostas. A Convenção Confrateres é conhecida pela forma de reunir ministros de forma amável, fraternal e como confraternização pacífica em seus encontros. Quero ter paz e comunhão com os irmãos. O que o Diabo quer é nos abater. Mas não vamos baixar a guarda e deixar as coisas se perderem assim não.
Ao final da reunião o pastor disse que tem muita gente orando em seu favor e que aguarda a decisão que está tramitando na justiça para depois agir. Disse ainda que após a decisão  convocará outra reunião para tratar esse assunto.
com informações Blog: A Notícia On Line.

 Veja aqui o Parecer Jurídico na íntegra: 
 
 
 
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário