06 novembro, 2013

25 pessoas morrem pisoteadas durante tumulto em evento cristão

Católicos se reuniam para celebrar Finados em Uke, estado de Anambra.
Igrejas cristãs com milhares de pessoas nos cultos religiosos são comuns na Nigéria. Por causa de um tumulto durante o Dia de Finados na Igreja Católica do Espírito Santo, em Uke, pelo menos 25 pessoas morreram pisoteadas, 19 eram mulheres.
Ainda não está claro o motivo que originou a confusão. A imprensa nigeriana relata que foi um falso alarme de incêndio. Contudo, testemunhas afirmam que tudo começou quando o governador Peter Obi, que participava da cruzada quis usar o microfone. Ele foi vaiado enquanto falava sobre as eleições deste ano. Mas Obi disse que saiu muito antes do tumulto.
“Eu notei algo incomum”, disse ele a jornalistas. “Quando eu quis me pronunciar, um grupo começou a gritar o nome de outra pessoa. Tive que lembrar a todos que estávamos ali para adorar a Deus. Quando eu sai, tudo estava normal”.
Ele agora está pedindo uma investigação completa sobre o assunto. Em nota oficial descreveu o incidente como “lamentável e deprimente”.
Havia cerca de 100 mil fiéis no local, onde ocorria uma vigília a céu aberto. O motivo da popularidade da vigília noturna era a presença do padre Emmanuel Obinma, conhecido pelas missas carismáticas, com ênfase em curas.
Osmond Okoli, um dos sobreviventes, lembra “Havia muita gente, o lugar estava quente e superlotado”. O porta-voz da Cruz Vermelha, Peter Kachi, diz que muitos feridos ainda estão no hospital.
A Nigéria, país de cerca de 170 milhões de habitantes, tem testemunhado uma batalha contínua entre cristãos e muçulmanos nos últimos anos. Com informações All África e IBN Live.

0 comentários:

Postar um comentário