14 dezembro, 2013

Jesus era branco? Debate é reiniciado após programa de TV

Jornalista compara Jesus a Papai Noel é alvo de piadas
Enquanto no Brasil muito se debate sobre a influência gigantesca de uma emissora de TV sobre as notícias veiculadas no país, em outros países o debate é sobre os critérios para veiculação.
A rede FoxNews, parte de um dos maiores grupos de mídia do mundo, é conhecida (e atacada) por ser sempre favorável ao cristianismo.
Na edição de ontem do programa The Kelly File, apresentado diariamente ao vivo pela âncora Megyn Kelly, o debate era sobre a necessidade de se mostrar, em pleno século 21, uma imagem de um Papai Noel que não fosse um homem branco idoso.
Como o programa vai ao ar às 21 horas, preocupada que crianças poderiam estar assistindo, ela tentou fazer uma comparação, mas o argumento acabou virando piada.
“Prestem atenção vocês, crianças que nos assistem em casa, Papai Noel é branco. Há uma pessoa defendendo que talvez a gente também devia ter um Noel negro. Mas vocês sabem, ele é o que ele é, nós só estamos debatendo isso porque alguém escreveu sobre isso, crianças… Só porque isso faz alguém se sentir desconfortável, não significa que precisa mudar. Sabe, Jesus também era um homem branco. Certo, sabemos que ele é uma figura histórica, quero dizer isso pode ser provado. Assim como o Papai Noel. Eu só quero que as crianças que nos assistem saibam disso”.
O que pode parecer apenas uma opinião, acabou repercutindo na mídia secular e entre os cristãos. Primeiramente, por que nem todos concordam que Jesus de fato era branco. Somente isso já é um assunto polêmico, pois há muitos teólogos que lutam contra esse estereótipo de um homem de cabelo comprido e olhos claros, que durante muitos anos foi associada com a figura histórica de um judeu típico que não poderia ser branco.
O assunto foi comentado nas redes sociais e por vários sites hoje. O tema parece despertar a ira e a curiosidade de muita gente. Além disso, ateus ficaram enfurecidos pelo fato de a jornalista estar claramente “pregando” para crianças sobre religião em meio às noticias do dia. Por fim, há quem retirasse o trecho onde ela estava dizendo que Jesus era uma personalidade histórica e unisse com a frase seguinte: “assim como Papai Noel”. Ou seja, Kelly, na verdade, estaria dizendo que Jesus é igual ao papai Noel, uma lenda baseada na vida de um mártir cristão conhecido como São Nicolau.
A referência imediata é a declaração do pastor Pat Robertson, em seu programa de TV, Clube 700, em setembro que comparou Deus ao papai Noel. Trata-se de um exemplo infeliz. Pois um dos argumentos mais comuns dos ateus é dizer aos cristãos que não existe um “Papai Noel no céu que dá coisas para os fieis que comportam bem”. Com informações de Daily Mail e The Root.a

0 comentários:

Postar um comentário