06 dezembro, 2013

Vaticano cria comissão para tratar de abusos sexuais na Igreja

O grupo vai ser responsável por manter o papa informado sobre programas de proteção à criança
Uma comissão especial foi criada pelo Vaticano para combater os abusos sexuais de crianças dentro da Igreja Católica. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (5) pelo cardeal americano Sean Patrick O’Malley.
De acordo com O’Malley, o papa Francisco está preocupado com os casos de abusos sexuais. “Até o momento houve demasiado foco na parte judicial do problema, mas a parte pastoral é muito, muito importante. O Santo Padre está preocupado com isso”, afirmou.
A Comissão de Cardeais debateu o tema e decidiu pela criação da comissão especial que vai tentar combater os grandes escândalos sexuais da Igreja.
Os casos de abusos estão sempre nos noticiários e ainda causam polêmica, nesta semana, por exemplo, o Vaticano chegou a negar informações à ONU sobre os abusos cometidos por padres, freiras e monges. Ao se justificar a Igreja disse que os casos são de responsabilidade da Justiça dos países onde os crimes foram cometidos e não do Vaticano.
Lutar contra o abuso sexual é uma das prioridades do novo papa que já chegou a dizer que essa luta “é vital” para a credibilidade da Igreja Católica.
A comissão criada vai manter o papa informado sobre programas de proteção à criança e vai ser responsável por criar sugestões de iniciativas para impedir novos casos.

0 comentários:

Postar um comentário