15 janeiro, 2014

10 AÇÕES PRÁTICAS DO EVANGELHO QUE FAZEM DO MUNDO UM LUGAR MELHOR

Por Samuel Torralbo
O mundo pós moderno parece que cada vez mais vai se tornando um lugar sem sentido, gerando uma sensação de nostalgia e desamparo existencial. O que moveu a humanidade até aqui foram as motivações e os sonhos sonhados por cada ser humano. Privar ou deformar os ideais, sonhos, motivações ou convicções de cada individuo é retirar da alma humana o fôlego da existência, restando apenas rascunhos humanos ou zumbis existenciais. Pode ser este o motivo (deformação da razão existencial), que tem feito de muitos seres humanos verdadeiros corpos vazios de convicções, conteúdo, motivações e ideias dignos da vida.
Quando o ser humano perde o ideal primário da existencial em Deus, o que lhe resta é o que vemos a cada dia, o mundo do cão, pessoas se digladiando por um espaço ao sol, se perdendo moralmente por uma oportunidade financeira, se matando por causa do egoísmo narcisista, ou se deteriorando pelo individualismo crônico.
Porém, o evangelho de Cristo Jesus é de longe uma mensagem meramente abstrata ou subjetiva, onde o crente existe em um mundo de utopias ou conjecturas, mas antes, o verdadeiro evangelho de Cristo arremete cada discípulo a uma realidade pratica de boas obras ou frutos que testificam da sua fé em Cristo Jesus.
Sendo assim, para alguns que possivelmente estejam buscando algum sentido ou razão existencial neste mundo sem sentido, segue abaixo uma listagem das convocações feitas pelo evangelho para aqueles que estão em Cristo Jesus. Lembrando que para isso, não é necessário abrir uma ONG, uma associação filantrópica, um ministério ou receber a consagração eclesiástica, basta ser discípulo de Cristo Jesus para praticar com alegria e contentamento as boas obras da fé.
1 – Visitar presidiários com a mensagem de esperança
2 – Zelar pela segurança e crescimento saudável das crianças
3 – Auxiliar as viúvas
4 – Amparar os órfãos
5- Defender o fraco e o oprimido
6 – Providenciar roupa para o desnudo
7 – Cuidar dos enfermos
8 – Prover alimento para o faminto
9 – Saciar a sede do sedento
10 – Lutar pela paz e a justiça coletiva
Sinceramente, prefiro me envergonhar, me arrepender e buscar fazer alguma coisa prática, do que, me munir da velha e esfarrapada desculpa de religiosos alienados e desalmados: “Isso é tarefa do Governo e não da Igreja”, como que não é tarefa também da Igreja se foi o próprio Cristo quem afirmou e convocou aqueles que teriam ouvido para ouvir e coração para sentir?
“Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’O Rei responderá: Digo a verdade: O que você fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.” (Mateus 25. 36-40)
***
Samuel Torralbo é colunista do Púlpito Cristão, além de blogueiro e escritor. Tem contribuído relevantemente com suas postagens neste blog desde os tempos remotos.

0 comentários:

Postar um comentário