08 março, 2014

O CRISTIANISMO DA SÉRIE B

Por José Bernardo
As pessoas que lutam pelo ecumenismo, talvez, nunca pensaram que ele aconteceria de maneira tão ‘natural’. Hoje, pessoas de todas as religiões e seitas, até mesmo multidões de evangélicos e os ateus, estão unidos em uma única religião. Atraídos pelos desejos da carne, encontram-se todos no que se pode definir como neopaganismo.

A religião da ‘série B’ – Bom, Bonito e Barato, também define bem esse sempre insano ecumenismo. As pessoas acreditam que se forem boazinhas e fizerem coisas bonitas, receberão bênçãos com grandes descontos. No meio cristão, essa fé de segunda categoria produziu, entre outros males, a desintegração da missão, arrastando milhares de crentes para uma herética soterologia em que espera-se redimir o mundo pela ação social e ao ativista pelo engajamento. É o cristianismo rebaixado à centralidade do ser humano como favorecido e como protagonista.

Um pouco de Bíblia, no entanto, liberta o crente dessa alucinação. O ser humano nunca é bom nem é capaz de fazer coisas boas de si mesmo, e a bênção de Deus somente depende da vontade dEle. Por isso, quando os judeus perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento da Lei de Moisés, Jesus respondeu que era o amor, e Paulo resumiu a Lei assim também. Contudo, tanto Jesus como Paulo e cada um dos fiéis, quando pregaram a novidade do Evangelho, anunciaram, sobretudo, o Reino de Deus em Cristo.

Então, primeiro receberemos o Governo de Deus sobre nós, pela fé, através de Cristo, na ação do Espírito Santo. Depois, totalmente controlados, dirigidos e orientados por Deus, faremos tudo e somente o que Ele quer. Não faremos coisas boas porque somos bons, não faremos porque as pessoas precisam, não faremos porque o mundo aprecia, não faremos para nos justificar diante dos homens ou de Deus, nem porque somos obrigados a fazê-lo. Faremos quando Deus mandar, porque Ele é o único e absoluto Senhor.

Muita gente vai aproveitar a Copa para jogar um cristianismo da série B, o cristianismo do bom, bonito e barato. Gente boazinha, fazendo coisas bonitas, recebendo aplauso e louvor do mundo que amam. Essa é uma boa oportunidade para verdadeiros crentes cumprirem a missão bíblica. Coloquemos a lâmpada no lugar apropriado e mostremos a todos a mensagem da soberania de Deus, o Evangelho do Reino.

José Bernardo é pastor, pesquisador, escritor, estrategista de evangelização e conferencista. Fundou e preside a agência missionária de mobilização evangelística AMME Evangelizar.

Para saber mais sobre evangelização no contexto esportivo visite www.iniciativa235.org ewww.fazebook.com/iniciativa235/

0 comentários:

Postar um comentário