24 dezembro, 2014

"DE UNS TEMPOS PRA CÁ" - SOBRE O AMOR ÀS COISAS E O FARDO PRA CARREGAR

Por Antognoni Misael

O consumismo tem sido uma das marcas mais evidentes desta geração. Tristemente a igreja dita evangélica embarcada na teologia da prosperidade e fissurada no “aqui e agora” tem feito jus ao desejo carnal por ter o que a traça e ferrugem corrói e os ladrões roubam.

O anseio pela presença de Deus e o viver para a Sua Glória têm sido substituído pelo compromisso com a própria felicidade e acúmulo de bens materiais.

A canção de Chico César “De uns tempos pra cá” tem me feito refletir sobre o supérfluo amor as coisas, que só são coisas e como ele bem cantou, são fardo pra carregar.

Obviamente não estamos pregando que nossos lares não tenham móveis, que joguemos fora nossos livros, que ao invés de um carro, desejemos um burrinho pra nos locomovermos. Não é isso. Estamos só relembrando, que o amor aos bens materiais, dos mais caros aos mais insignificantes, é uma prova de que não amamos a Deus e não temos compreendido a satisfação em Sua Graça.

Portanto, como sugeriu um nobre amigo meu, troquemos a palavra “você” por "Jesus" na canção abaixo e ela passará a fazer um enorme sentido.

(Na boa, o que tem de cristão que precisa refletir nisso, e não são poucos não...)

Veja:

 
De uns tempos pra cá
os móveis, a geladeira
o fogão, a enceradeira
a pia, o rodo, a pá
coisas que eu quis comprar
deu vontade de vender
e ficar só com você
isso de uns tempos pra cá 

De uns tempos pra cá
o carro, a casa, o som
tv, vídeo, livros, bom...
o que em tese faz um lar
admito eu quis comprar
começo a me arrepender
pra ficar só com você
isso de uns tempos pra cá 

Coisas são só coisas 
servem só pra tropeçar 
têm seu brilho no começo 
mas se viro pelo avesso 
são fardo pra carregar 

De uns tempos pra cá
o pufe, a escrivaninha
sabe a mesa da cozinha?
lençóis, louça e o sofá
não precisa se alterar
pensei em me desfazer
pra ficar só com você
isso de uns tempos pra cá

De uns tempos pra cá
telefone, bicicleta
minhas saídas mais secretas
tô pensando em deixar
dê no que tiver que dar
seu amor me basta ter
pra ficar só com você
isso de uns tempos pra cá

Coisas são só coisas 
servem só pra tropeçar 
têm seu brilho no começo 
mas se viro pelo avesso 
são fardo pra carregar 

[De uns tempos pra cá - Chico César] 

0 comentários:

Postar um comentário