23 outubro, 2013

Papa Francisco afirma “Deus é prisioneiro de nosso egoísmo”

Declarações do pontífice incluem preocupação com a justiça no mundo
Ao receber no Vaticano cerca de 150 capelães que trabalham nas prisões italianas, o Papa abordou os problemas dos presos no país. Giorgio Napolitano, presidente da Itália, tem discutido com o Parlamento novas medidas para combater a superpopulação carcerária atual.
“Deus também é um prisioneiro. Ele não fica do lado de fora da cela, está com vocês. É prisioneiro de nosso egoísmo, de nosso sistema, das muitas injustiças usadas para castigar os mais frágeis”, afirmou o pontífice.
“Mas esperança de se obter justiça e de conseguir abrir as portas não é uma utopia. Vocês sempre falam de uma justiça para a reconciliação, e também de um sistema de justiça que traga esperança, novos horizontes. Isso não é uma utopia. Pode ser alcançado apesar das fragilidades do ser humano e das tentações do diabo. Porém, é preciso fazer um esforço”, concluiu.
Não é primeira vez que o pontífice falou sobre os aprisionados. Em março, durante a semana da Páscoa, Francisco lavou os pés de cerca de 50 detentos de várias nacionalidades que participaram de uma missa celebrada por ele. “Isso é um símbolo e um gesto: lavar os pés quer dizer que estou a seu serviço”, explicou na ocasião. Com informações IOL.

0 comentários:

Postar um comentário