04 novembro, 2014

BRIAN HOUSTON DA HILLSONG SOBRE O CASAMENTO GAY: ‘EU ACREDITO QUE OS ESCRITOS DE PAULO SÃO CLAROS SOBRE ESTE ASSUNTO'



O site Púlpito Cristão publicou uma notícia com título Brian Houston relativiza a Biblia em favor do casamento gay. No texto, reproduziamos em parte a notícia do New York Times, onde o pastor da igreja Hillsong fez declarações pouco específicas acerca do casamento homossexual, recusando-se a dar uma resposta definitiva sobre o assunto, chegando a declarar que "este é um tema demasiadamente complexo para responder com um sim ou um não". No entanto, depois da repercussão desta declaração, Houston veio à publico novamente esclarecendo alguns fatos que, a bem da justiça, desejamos noticiar:

BRIAN HOUSTON SOBRE O CASAMENTO GAY: "EU ACREDITO NOS ESCRITOS DE PAULO SOBRE O ASSUNTO"

Por Nicola Menzie


O Pastor Brian Houston da igreja Hillsong emitiu uma declaração especificando a sua posição sobre o casamento e a homossexualidade depois de um canal de notícias relatar que ele “não iria tomar uma posição pública sobre as questões LGBT”.

A notícia veio depois que Houston trouxe os temas da homossexualidade e do casamento gay na coletiva de imprensa realizada nesta última quinta-feira (16/10) com a mídia da cidade de Nova Iorque, por ocasião da Conferência da Hillsong que está sendo realizado no Madison Square Garden.

“Eu encorajo as pessoas a não assumirem que uma manchete da mídia representa com precisão o que eu disse em uma recente conferência de imprensa“, disse Houston em um comunicado enviado por email ao The Christian Post, no sábado.

“Em nenhum lugar na minha resposta eu diminui a verdade bíblica ou sugeri que eu ou a igreja Hillsong apoiam ao casamento gay“, ele acrescenta. “Eu desafio as pessoas a lerem o que eu realmente disse, ao invés do que foi noticiado que eu disse. Minha opinião pessoal sobre o assunto da homossexualidade se alinha com as visões cristãs mais tradicionalmente mantidas. Eu acredito que os escritos de Paulo são claros sobre o assunto”.

A questão que resultou nas observações de Houston sobre a homossexualidade foi centrada em como sua igreja tenta permanecer relevante. Em sua resposta, o pastor da Hillsong apresentou o casamento homossexual como uma questão que é um desafio para algumas igrejas. Os ensinamentos cristãos tradicionais definem o casamento como uma união entre um homem e uma mulher.

“Eu acho que com a igreja, a mensagem é sagrada, mas os métodos têm que mudar para que a igreja permaneça relevante”, disse Houston. “E é um desafio. É um desafio permanecer relevante. Quer dizer, se levantarmos um tema quente, talvez para igrejas … agora com o casamento homossexual legalizado, e as igrejas por gerações, mantiveram um conjunto de crenças em torno do que eles acreditam ser a Palavra de Deus, e é o que a Bíblia diz. Todos, de repente, em muitos círculos da igreja podem parecer um pária, porque para muitas pessoas isso é tão irrelevante agora … dessa forma, permanecer relevante é um grande desafio. Eu acho que é mais do que apenas cantar mais canções contemporâneas ou as cores com que você pinta as suas paredes ou qualquer outra coisa”.

Como observou o Christian Post em uma reportagem anterior, a igreja Hillsong possui entre suas 12 igrejas globais, uma em Los Angeles e outra em Nova Iorque, ambas em cidades diferentes e progressivas onde o casamento homossexual está legalizado.

Houston, motivado pela solicitação do jornal The New York Times em uma questão de esclarecimento, passou a enfatizar que, para ele, as perguntas sobre a sua posição sobre a homossexualidade era “muito importante para nós para ser reduzida” até um “sim ou não como resposta em um meio de comunicação”. Suas observações foram semelhantes às anteriormente feitas pelo pastor Carl Lentz da Hillsong de Nova Iorque, que se recusou a dar uma posição pública de um “sim ou não” sobre a homossexualidade.

O New York Times publicou uma reportagem sobre a observação de Houston sob o título “pastor de mega igreja dá sinais de mudança de tom sobre o casamento gay”, e observava que o porta-voz do pastor da igreja Hillsong disse na sexta-feira que o pastor pessoalmente concordava com o ensino tradicional cristão sobre a sexualidade”.

A agência de notícias “Religion News Service” publicou na sua reportagem (sob o título “Brian Houston da Hillsong diz que a igreja não vai tomar posição pública sobre questões LGBT”):

O Presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, Albert Mohler, declarou em seu blog, em junho de 2014, “Não há uma terceira via em [questões do mesmo sexo]". Mas Brian Houston, pastor da Igreja Hillsong, uma família global de congregações com mais de 30.000 participantes semanais e milhões de vendas em álbuns de músicas de adoração, aparentemente não concorda com Mohler. Pelo menos, por enquanto.

A reportagem da “Religion News Service” passa a afirmar que, após o “pedido de esclarecimento” do Times … Houston não iria oferecer uma resposta definitiva, em vez disso dizia que “uma conversa estava em andamento” entre os líderes da igreja e que estavam “caminhando com isso”.


Leia a resposta de Houston (e de Lentz) de Houston dada na conferência de imprensa:


Eu encorajo as pessoas a não assumirem que uma manchete da mídia representa com precisão o que eu disse em uma recente conferência de imprensa.
Em nenhum lugar em minha resposta eu diminui a verdade bíblica ou sugeri que eu ou a igreja Hillsong apoiam ao casamento gay. Eu desafio as pessoas a lerem o que eu realmente disse, ao invés do que foi noticiado que eu disse. Minha opinião pessoal sobre o assunto da homossexualidade se alinha com as visões cristãs mais tradicionalmente mantidas. Eu acredito que os escritos de Paulo são claros sobre este assunto.
Eu fui questionado sobre como a igreja pode permanecer relevante no contexto do casamento gay que agora é legal nos dois estados dos EUA onde temos igreja. A minha resposta foi simplesmente um reconhecimento da realidade – não mais e não menos. Eu expliquei que esta luta pela relevância era incômoda e como nós não queremos nos tornar condenados ao ostracismo por um mundo que precisa de Cristo.
Eu apontei que as declarações públicas condenando pessoas vão colocar uma barreira entre a igreja e o mundo (e eu observo que Jesus veio para salvar e não para condenar), razão pela qual na Hillsong, nós não queremos reduzir os problemas reais na vida das pessoas para uma dor aguda profunda.
Esta – assim como muitas outras questões – é uma conversa que a igreja precisa ter e estamos todos em uma caminhada para lidar com a questão de fundir a verdade bíblica com um mundo em mudança.

Durante a conferência de imprensa que antecede o início da Conferência da Hillsong em Nova York, Houston, sua esposa e o co-pastor, Bobbie Houston, e pastores da Hillsong de Nova Iorque, Joel Houston e Carl Lentz, também levantaram questões relacionadas ao envolvimento no abuso sexual infantil de Frank Houston e como a Hillsong administra seu dinheiro.

A igreja Hillsong foi fundada pelos Pastores Brian e Bobbie Houston em 1983 e atraem cerca de 30 mil fiéis por semana. A mega igreja, conhecida por suas conferências anuais e por um ministério de louvor popular, conta com 12 igrejas Hillsong na Europa, África e nos EUA e vários serviços de extensão em seu site.


***

0 comentários:

Postar um comentário