10 dezembro, 2012

Venezuelanos fazem campanha de oração pela cura de Hugo Chávez

Chavistas se reuniram em praça de Caracas para pedir a intervenção de Deus

Quando o presidente Hugo Chávez anunciou a reincidência de seu câncer neste domingo, milhares de “chavistas” da Venezuela decidiram fazer uma campanha de oração por ele.
Desde 1999 no poder, Chávez foi diagnosticado com câncer na zona pélvica em junho de 2011. Ele teve de procurar tratamento em Cuba depois de ter sido desenganado pelos médicos de seu país. Esta será a quarta cirurgia a que ele se submeterá.
As centenas de chavistas reunidos na Praça Bolívar, na capital Caracas, estão orando pela saúde do presidente “em solidariedade e amor”. O próprio Chavez tem ressaltado que ora por cura.
“Peço a Deus, eu digo Cristo, meu Senhor, pela oração: Eu acredito que eu ainda não terminei minha missão nesta terra”, disse recentemente. Essa missão seria consolidar a independência da Venezuela e o socialismo democrático bolivariano. São esses os motivos que lhe fazem pedir saúde para continuar no poder.
O ambiente na praça, segundo a agência AFP não é de inconformidade ou desespero, mas de resignação e esperança pelo êxito da cirurgia.
O estudante de Engenharia Darwin Guerrero, de 17 anos, declarou “Estamos aqui para pedir a Deus que dê vida a ele. Ele fez tudo pelos pobres”. Ao seu lado, uma mulher chorava enquanto orava com os olhos fechados e dizia: “Chávez viverá!”. Pedro Suárez, que também estava na praça, disse: “Venho apoiar nosso comandante!”.
Vladimir Hernández, que é sapateiro e também estuda Direito na Universidade Bolivariana da Venezuela, explica “Senti uma pena muito grande quando soube que ele vai ser operado de novo, mas agora estou aqui para pedir a Deus que o ajude nestes tempos difíceis… Alguns opositores já querem matar o presidente, mas Chávez não morreu, nem renunciou”.
Muitos dos simpatizantes de Chavez usavam roupas vermelhas, outros empunhavam bandeiras da Venezuela. O volume de pessoas está longe das multidões que acompanhavam as grandes manifestações públicas lideradas por Chávez outrora, mas demonstra que a fé ainda prevalece.
Curiosamente, no início do ano, Antonio Vázquez, que é chamado de “o maior bruxo do México”, afirmouque o câncer do líder venezuelano era fruto de bruxaria e ele sofreria uma “recaída terrível”.

0 comentários:

Postar um comentário