14 novembro, 2013

Universidade oferece curso de teologia baseado na obra de famoso compositor

O músico é um referencial e suas canções estão sendo estudadas em diversas universidades do estado de Nova Jersey
A Universidade de Rutgers, em Nova Jersey (Estado Unidos), vai oferecer um curso mostrando as referências bíblicas na música de Bruce Springsteen, um dos principais músicos do estado americano.
A ideia do curso surgiu com a observação das letras que remetem a histórias conhecidas do Antigo Testamento como explica o professor Azzan Yadin-Israel. “Em um nível literário, Springsteen reformula figuras e histórias bíblicas e as encaixa na paisagem americana”, disse ele.
Um exemplo dessa semelhança entre a Bíblia e as canções de Bruce Springsteen é a letra de “Adam raised a Cain”. O narrador, explica o professor, fala de uma relação tensa entre o pai através do prisma da história bíblica do primeiro pai e filho.
Outro exemplo dado pelo professor é a canção “The promise land” que fala sobre tempestades apocalípticas que “acompanham a torturante transição de um garoto para a vida adulta”.
Já em “Into the fire” os socorristas do 11/09 sobem para “um lugar mais alto” nas chamas, o que seria uma referência à passagem de Reis que narra a história do profeta Elias que foi arrebatada aos céus em uma carruagem de fogo.
A obra de Bruce Springsteen tem sido analisada em diversas universidades. Em Princeton, por exemplo, eles discutem a visão do músico sobre os Estados Unidos durante o curso de Sociologia. Na Universidade de Monmouth realizou-se um simpósio só sobre a vida e obra de Springsteen enquanto a Universidade de Rochester ofereceu um curso sobre a história dele. Com informações Yahoo.

0 comentários:

Postar um comentário