17 julho, 2015

Página ateísta é bloqueada em rede social da Rússia por insultar cristãos

As mensagens compartilhadas foram denunciadas por insultar os ortodoxos
A Justiça russa exigiu que uma página ateísta de uma rede social fosse bloqueada por ofender os cristãos ortodoxos. O caso aconteceu na última segunda-feira (13) e foi noticiado pela agência AFP.
O grupo de ateus mantinha a página “Deus não existe” na rede social Vkontakte, que foi citado como o “Facebook da Rússia”, dada a sua popularidade no país.
A página tinha 26.000 inscritos e quem tentou acessá-la após a decisão visualizou a mensagem dos moderadores dizendo: “O grupo foi bloqueado devido a possíveis violações das regras do site”.
A decisão foi tomada pelo tribunal da Chechênia, república russa do Cáucaso de maioria muçulmana, que entendeu que o conteúdo postado pelo grupo “insulta os sentimentos dos cristãos ortodoxos”.
A AFP afirma que pela visão da página em cache era possível ler mensagens zombando da religião, principalmente da Igreja Ortodoxa Russa que exerce grande influência na política local. Entre as ofensas, havia uma caricatura de Jesus discutindo com um médico, Cristo dizia que tinha colocado um câncer na pessoa e o médico tenta curá-la.
Na Rússia há uma lei desde 2012 que pune com prisão de até três anos quem for condenado por fazer insultos religiosos.

0 comentários:

Postar um comentário